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MARKETING DE AFILIADOS

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Marketing de Afiliados: como empreender no mercado digital

 

Marketing de Afiliados, em inglês “Affiliate Marketing”, é uma forma de publicidade on-line / web marketing em que o publisher divulga produtos e serviços dos anunciantes em troca de uma comissão – que pode ser gerada por meio de cliques, por vendas e ações específicas, entre outros formatos de comissionamento. Sendo assim, é um programa de marketing digital baseado em performance.

O Marketing de Afiliados ganhou repercussão nos Estados Unidos quando a Amazon.com, uma das maiores varejistas on-line do mundo, começou a disponibilizar o serviço. Foi aí que a estratégia de web marketing ganhou as atenções dos mais variados países, inclusive do Brasil e da América Latina. Portanto, a Lomadee inova ao apresentar essa solução digital em uma plataforma integrada com ampla gama de aplicativos e formatos.

Como nasce o Marketing de Afiliados?

Podemos dizer que o Marketing de Afiliados é uma evolução dentro das ferramentas tradicionais do Marketing Online, hoje conhecido também como Marketing Digital. Os primeiros formatos de propaganda online foram os banners, utilizados principalmente nos portais horizontais e pelos grandes anunciantes. Os anúncios pay-per-click passaram a ser mais utilizados, assim como a publicidade em portais e todo tipo de divulgação online, porém em alguns segmentos, com o passar do tempo, a concorrência cresceu e os preços por clique aumentaram muito. Os anunciantes, por sua vez, na constante busca pelo “ROI* perfeito”, tiveram de buscar novos mecanismos para fazer publicidade na web.

Assim, o Marketing de Afiliados surge neste cenário, como uma alternativa muito rentável. E os anunciantes passaram a se preocupar em oferecer, cada vez mais, campanhas segmentadas e atrativas para as redes de afiliados. Isso porque, diferentemente dos portais horizontais, em que a conversão está diretamente atrelada à audiência, o Marketing de Afiliados possibilita que portais verticais e blogs consigam alta rentabilidade sem ter, necessariamente, uma grande audiência. Nestes casos, a conversão está atrelada mais à credibilidade do que a quantidade de tráfego do site. Quanto mais segmentado for o seu conteúdo, mais qualificada será a sua audiência e mais fácil será você vender o que o seu público leitor quer comprar.

Plataforma de Marketing de Afiliados: como funciona?

A publicidade online está em constante evolução e mudança, principalmente no mercado brasileiro. Estar no ambiente digital não é mais um diferencial, mas uma necessidade daqueles que precisam vender seus produtos e já entenderam a importância de reafirmar sua presença na esfera 2.0.

É neste contexto que surgem as plataformas de programas de afiliados, como a Lomadee. Fazendo a comunicação entre grandes anunciantes do mercado e publishers (blogueiros, donos de perfis em redes sociais, administradores de bases de e-mail marketing, etc.), estas plataformas se consolidam como uma das mais promissoras estratégias de marketing digital. Nos Estados Unidos, elas representam  em torno de 20% das vendas de todo o e-commerce.

Assim, um programa de afiliados é todo e qualquer e-commerce que garante uma comissão aos publishers que divulgarem e venderem seus produtos. A intenção é incentivar a movimentação e a conversão natural das vendas. Americanas.com, Submarino, Netshoes e Saraiva são alguns exemplos de anunciantes da Lomadee.

Portanto, a Lomadee é um espaço que agrega todas as campanhas de grandes e-commerces brasileiros, garantindo ainda mais opções de divulgação ao publisher. Esta parceria de “ganha-ganha” entre grandes players e empreendedores digitais, conta também com uma ampla gama de formatos, como banners, links, hotsite, e-mails marketing, que se adequam às necessidades dos publishers, independentemente do veículo de comunicação adotado.

Formas de comissionamento

Dentro do Marketing de Afiliados, existem diversas formas de comissionamento. De uma maneira resumida, você escolhe um produto ou serviço para promover em seu site e é recompensado por essa ação em um dos formatos de comissionamento que a Lomadee possui:

CPA (Custo por Ação)

Como o próprio nome diz: CPA ou “Custo por Ação” é um formato onde, toda vez em que o anúncio promovido fizer com que o internauta realize uma ação (cadastro em site, efetive uma compra ou alguma ação especifica estipulada pelo anunciante) haverá um comissionamento para o mesmo.
Na Lomadee, esse formato é comissionado com um percentual baseado em cima do valor da venda do produto realizada a partir da divulgação no canal do Publisher.

CPL (Custo por Lead Válida)

O CPL é bem parecido com o CPA, porém com uma diferença: a aprovação dos Leads. Ou seja, você será bonificado toda vez em que uma pessoa for direcionada para um site através do seu canal e realizar um cadastro, o qual terá que ser aprovado pelo anunciante.

DPC (Duplo Clique)

Formato exclusivo do anunciante Buscapé & Bondfaro, o DPC acontece quando um usuário clica na publicidade do afiliado e é direcionado para uma lista de produtos/ofertas do site Buscapé ou Bondfaro e lá dentro clica em algum outro link de alguma das lojas listadas, ocorrendo assim a contabilização do segundo clique.

No caso das formas de comissionamento, cada site trabalha melhor com um formato, levando em conta a quantidade de tráfego mensal que possui, o tipo de conteúdo que produz, entre outros aspectos. Por isso, é de extrema importância compreender como funciona o seu nicho de mercado e escolher o melhor formato de bonificação para poder criar um bom planejamento com cada campanha de anunciante.

 

Em linhas gerais, o Marketing de Afiliados possui muitas particularidades que o diferenciam de qualquer outra forma de publicidade. Por isso, a Lomadee vem construindo este blog sobre o tema, sempre criando conteúdos que possam te ajudar a se especializar e crescer como empreendedor digital.