Lomadee
Escrito por Lomadee

A estrutura do post perfeito

Uma das maiores dúvidas de um publisher é como criar um post atraente e bem estruturado no que se refere a SEO. Separamos algumas dicas essenciais para criar o “post perfeito”.

Comece seu post com uma história

Criar uma boa introdução de um post é essencial para prender o leitor. Testes para descobrir a melhor maneira de introduzir um novo post indicaram que posts que começam com uma história captam cerca de 300% mais leitores, os quais gastam 520% mais tempo na página. Ao escrever uma narrativa, seja uma situação pessoal ou uma história sobre uma personalidade ou um especialista no tema abordado no post, você cria conexões e envolve o leitor.

Deixe seu texto mais “amigável” usando imagens

O ser humano é muito visual. Imagens chamam a atenção e cativam os leitores tanto quanto caracteres. Mas existe outra razão pela qual as imagens são importantes para as postagens no seu blog. Quando colocamos uma imagem no canto superior direito ou esquerdo, ela “obriga” as primeiras linhas do texto encurtarem. Esse layout causa um efeito psicológico sobre a nossa forma de ver o conteúdo: quanto menos texto no início, mais simples e fácil ele parece. Se você não quiser utilizar uma imagem posicionada nas laterais, outra opção para conseguir menos caracteres por linha é aumentar o tamanho da fonte do seu parágrafo de abertura.

Escreva a quantidade perfeita de conteúdo

O conteúdo do blog perfeito não tem um comprimento definido. No entanto, ele tem algumas boas diretrizes. Tirando algumas exceções, você verá que um grande número de posts funcionam melhor quando atingem certa quantidade de palavras. Pesquisas demonstram que textos com 1500 palavras ou mais tendem a ser mais compartilhados. As estatísticas sugerem que o mínimo deve ser 700 palavras. Claro que com mais conteúdo vem a necessidade de torná-lo o mais estruturado possível, permitindo que os leitores possam encontrar o conteúdo que lhes interessa. Para deixar seu texto mais fluente e agradável de ler, seguem algumas dicas:

  • Faça listas
  • Coloque blocos de citação
  • Destaque trechos em negrito nos parágrafos
  • Escreva parágrafos curtos

Subtítulos, subtítulos e mais subtítulos

Você já deve ter ouvido que na internet as pessoas não leem, elas fazem uma varredura. Apesar de não ser uma regra, isso acontece com a maioria dos leitores online. Portanto, é importante que você trabalhe seu texto de forma estruturada para facilitar a leitura e permitir que o leitor encontre o conteúdo mais interessante para ele dentro do post. Você pode pensar nos títulos da seguinte forma:

  • T1: título
  • T2 e T3: subtítulo e sub-subtítulo
  • T4: nome do seu blog e os widgets possivelmente relacionados
  • T5: barras laterais, etc.

Essas marcações mostram a relevância de um conteúdo tanto para o leitor quanto para motores de busca. A linha mais importante na página é o título, por isso fica T1. Lembre-se: cada título deve conter palavras-chave de valor dentro do tema abordado naquele trecho.

Torne seu conteúdo simples de compartilhar

As pessoas adoram compartilhar citações, faça com que seu conteúdo seja aplicável neste quesito. Destaque as melhores dicas e frases de efeito do conteúdo que você escreveu e acrescente botões do tipo “Tweet isto” ou “Compartilhe isto” ao lado da citação. É muito simples adicionais esses botões. No WordPress existem alguns plugins legais que podem ajudá-lo. Selecionamos dois:

  • Click to Tweet: a ferramenta permite construir um tweet para incluir em qualquer post, o conteúdo é salvo em seu site para editar ou monitorar depois.
  •  WordPress plugin: o plugin permite compartilhar citações de dentro posts. A implementação é simples e o resultado muito bonito.