Lomadee
Escrito por Lomadee

A importância de um Plano de Negócios para o seu blog

Um Plano de negócios (Business Plan) é a ferramenta básica para a estratégia do empreendedor, não apenas a nível empresarial como também no âmbito dos blogs. Apesar do Plano de negócios envolver funções dispensáveis aos blogueiros, como captação de recursos financeiros externos para investimentos ou lidar com fornecedores, suas técnicas são muito importantes para a estruturação de ideias e objetivos.

Numa visão mais ampliada, o Plano de negócios tem as seguintes funções (segundo aval do Sebrae):

– Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional;

– Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado;

-Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

Dessa forma, as regras básicas precisam ser adaptadas para a blogosfera. Se o terceiro ítem não é necessário, conforme citado anteriormente, os dois primeiros são perfeitamente cabíveis. O primeiro passo é traçar objetivos claros e metas específicas. Seu objetivo em manter um blog é complementar sua renda ou viver disso?

Em seguida estabeleça as ações necessárias com prazos. Além de definir o público alvo que pretende atingir, investir dentro de seus limites em marketing é importante para tornar seu blog conhecido e, consequentemente, mais acessado e rentável. Isso pode ser feito por meio de campanhas de Adwords.

Lembre-se que através do Plano de negócios é possível enxergar acertos e erros estratégicos. O importante é manter o foco e tirar experiências para o crescimento do seu blog.