Lomadee
Escrito por Lomadee

A Importância do Cross-Channel para os Afiliados

 

A gente adora dividir conhecimento com vocês, por isso, resolveu traduzir um texto do Geno Prussakov, sobre marketing de afiliados, nele você vai entender a importância de usar múltiplos canais na sua estratégia de vendas. Para os anunciantes, um insight do quanto vale a pena ter uma base de afiliados diversificada divulgando seus produtos e serviços. Dá uma olhada aqui embaixo:

Algumas pessoas adoram o marketing de afiliados por ser uma das maneiras mais econômicas de promover um produto ou um serviço, o que implica na sua base de pagamento por desempenho.

Outros enfatizam seu muitas vezes esquecido potencial de visibilidade de marca e branding, que vem sem qualquer investimento adicional para ele. Na minha opinião, no entanto, essas vantagens são apenas secundárias à força principal do marketing afiliado -  a sua natureza cross-channel ou seja, múltiplos canais alinhados na estratégia de comunicação.

Enquanto a grande maioria dos programas de marketing afiliados tendem a ser conduzidos para apenas um ou dois tipos (para desconto orientado, por exemplo), é preciso lembrar que existem outras possibilidades. Na verdade, os mais desenvolvidos programas de afiliados que vemos, envolvem publishers que empregam uma variedade de canais para complementar os esforços de marketing dos anunciantes. Os objetivos finais são a ampliação da mensagem de marketing do anunciante e a otimização do caminho para a conversão.

Olhe para um típico funil de marketing. Os três principais momentos através dos quais o consumidor vai de um ponto a outro são: 

• Awareness 
• Consideração
• Ação

Agora, pense nos tipos de publishers-afiliados que existem. Um “tipo” de afiliado geralmente é ligado à sua técnica primária promocional empregada.

Na fase de Awareness da jornada do cliente, que é quando as pessoas tomam conhecimento do seu produto ou marca, considere o impacto dos publishers que utilizam:

• Anúncios de Display
• Plataformas de monetização de conteúdo
• Rankings
• Mídia social
• Técnicas de co-registo

Em seguida, na fase de consideração, envolva:

• Editores de conteúdo (tanto visual como textual)
• Websites alimentados por datafeed
• Domainers
• Publishers pagos por chamadas
• Sites de crítica

E, finalmente, na fase de Ação, faz sentido aliar-se a:

• Publishers de lealdade / descontos orientados
• Retargeters e remarketers

Além disso, existem vários tipos de publishers que podem reforçar o seu marketing cross-phase. De disparadores de e-mails à profissionais de mobile marketing, e de pay-per-click especialistas para sub-redes de afiliados, as oportunidades são abundantes.

É, portanto, incorreto perceber qualquer programa de afiliados como uma campanha de marketing que cobre apenas um "canal de marketing." O marketing da afiliados é muito mais amplo do que isso! No entanto, para aproveitar ao máximo sua natureza de cross-channel, devemos fazer da diversificação de nossa base de afiliados, a peça central dos esforços de gerenciamento de programas de afiliação.

Geno Prussakov  é autor, educador,dono da AM Navigator agência de gerenciamento de afiliação, e fundador da Conferência Affiliate Management Days. 

Texto em inglês, aqui