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Escrito por Lomadee

Ad Blocker: o que isso interfere na vida de um Afiliado?

De uns tempos para cá, muito tem se falado sobre o uso exagerado do bloqueador de anúncios Ad Blocker e derivados (blocker, popup). Segundo o IAB (Internet Advertising Bureau), um ad blocker é um software que normalmente vem como uma extensão de browser ou um aplicativo que pode ser baixado por internautas os quais desejam remover anúncios em determinados sites. Neste post, iremos aprofundar um pouco mais sobre o que são esses Ad Blockers e como isso pode afetar no conteúdo produzido por um afiliado.
Para começar, assista o vídeo abaixo, o qual explica muito bem o que é o Ad Blocker:

Ok, mas por que este tema deu tanto o que falar? O assunto veio à tona também quando, recentemente, a Apple tomou a decisão de habilitar ad blocking no Safari, seu browser mobile, para usuários que fizeram o upgrade para o sistema operacional IOS 9 em seus aparelhos eletrônicos. Esse tema virou uma grande polêmica, principalmente para os produtores de conteúdo (publishers) que precisam da verba que recebem dessa publicidade para manterem seus sites no ar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Adobe e PageFair, aproximadamente 198 milhões de pessoas no mundo usam ad blocker. Os principais motivos para os usuários bloquearem publicidade são:

– Internautas sentem que sua experiência online é interrompida por publicidade invasiva que deixam o tempo de carregamento de página mais demorado;

– Anúncios interrompem o que as pessoas estão fazendo. Por exemplo, se você está ouvindo uma playlist no Youtube, você provavelmente vai ser interrompido por um anúncio a cada 5 músicas.

– Anúncios digitais não são considerados relevantes.

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Publicidade, utilize-a de forma correta em seu site ou blog

A indústria de publicidade digital deve começar a se adaptar no sentido de oferecer formatos que estejam mais alinhados com o conteúdo digital apresentado no canal e com o perfil do consumidor. Assim, eles passam a se tornar mais interessantes para os mesmos e não tem motivos para serem bloqueados. Muitos afiliados da Lomadee trabalham com a publicidade direcionada para o público correto de seu canal, uma vez que a chance de conversão é bem maior. Por exemplo, se o blog ou site é de moda, qual o problema em postar ofertas com peças de roupas que foram mostradas no post? Dessa forma, a publicidade não se torna invasiva.

Uma dica do que os afiliados devem fazer a respeito? Em primeiro lugar, é necessário analisar todo o tipo de publicidade online que está sendo veiculada em seu site/blog, se elas estão sendo invasivas aos leitores e se diminuem a experiência de usuário. Se sim, o bom é remover tudo o que está deixando o layout poluído e deixar apenas publicidade relacionada com o tema abordado no canal ou com o perfil do usuário (modelos de retargeting). É a maneira mais justa de se fazer publicidade online e ganhar com ela sem “forçar a barra”.

Outra solução para que os afiliados consigam fazer a divulgação de produtos em seus canais sem ser pegos por ad blockers é utilizar os Native Ads, em português, publicidade nativa, o que significa publicar artigos, postagens, pagas e identificadas como publicidade, no meio de um site ou rede social. Native advertising é uma forma de não interromper o consumidor em sua experiência com um site, mas é publicidade identificada, além de ser mais eficiente e menos intrusiva. Levando esse termo para o universo da Lomadee, por exemplo, é criar posts como releases de produtos e, no final, colocar o link direto de onde a pessoa pode encontrar o produto, caso se sinta persuadido pela mensagem e queira comprá-lo.

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Agora que você já sabe o que são os Ad Blockers e como eles podem interferir na sua vida como afiliado, reveja os seus canais e elabore estratégias de divulgação adequadas para continuar gerando resultados com conteúdo digital.

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