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Escrito por Lomadee

Ad Network e Ad Exchange: novos modelos para a publicidade online

Esta semana, alguns dos principais veículos de marketing divulgaram que o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) irá lançar os comitês de Ad Network (advertising network) e Ad Exchange (advertising exchange). A inauguração da divisão interna, segundo matéria publicada no M&M Online, foi motivada pela crescente demanda da publicidade nas redes sociais, sites e blogs.

O objetivo da entidade é organizar e tornar públicos alguns cases e deixar claro como o mercado (de ad network) funciona. Estima-se que as Ad Networks já movimentem R$ 200 milhões anuais no Brasil.
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O que são Ad Networks?

A quem não saiba, as Ad Networks são empresas que representam comercialmente sites segmentados, oferecendo soluções a Agências e anunciantes. É uma rede de sites verticais onde o anunciante compra um pacote geral ou por categoria, e anuncia dentro dessa rede.

Ad Network é também um mediador que fica entre um Anunciante e um Publicador e fornece a tecnologia como faz a Rede de Afiliados. No entanto, existem algumas diferenças listadas abaixo:

1. Plataforma de Afiliados oferecem além do modelos comerciais tradicionais, o CPA (pagamento por desempenho), enquanto a Rede de Publicidade tem como padrão o CPM / CPC.

2. Janela de Comissão: É o período que compreende o prazo entre o clique na divulgação de um potencial consumidor e a conclusão do evento (compra ou geração de cadastro por exemplo). Esse intervalo pode variar conforme o perfil do Anunciante. Plataformas de Afiliados utilizam cookies, que permitem dar crédito a indicação mesmo após 60 dias do primeiro click. Sem dúvida, uma vantagem para o afiliado. Redes de Publicidade trabalham com sessão quando se trata de CPL.

3. O modelo CPA exige disciplina no gerenciamento das atividades, porém, quando bem entendido, supera exponencialmente o modelo CPC/CPM. Ninguém mais apto a entender sua audiência que o próprio Afiliado.

4. Plataformas de Afiliados oferecem um controle máximo do anúncio em execução, o Afiliado pode optar por promover o produto mais sinérgico à sua audiência. Em comparação com a rede de anúncios, o dono do inventário não tem qualquer controle sobre o anúncio.

5. Rede de afiliados tem um grupo altamente heterogênio, sites de nicho, 100% dedicados a um tema específico,  muito mais orientada a uma fonte qualificada de tráfego para determinados Varejistas. Considerando que uma Ad Network tem como caracteristica a geração muito tráfego, por vezes não qualificado.

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O benefício por trás do Marketing de Afiliados é que, aos Anunciantes, permite criar um exército de vendedores engajados. Aos Publicadores, total autonomia, sem perder a sintonia com o público-alvo. A Lomadee, mais do que qualquer outra rede, atinge o consumidor com inteligência. Com as tendências comprovadas do crescimento do e-commerce, aumento de audiência de redes sociais e inclusão digital, ambos os modelos apontam para uma tendência de crescimento sólido e constante.

E você? Qual a sua opinião sobre o futuro da monetização de sites/blogs indepentes e dos usuários redes sociais?

Legendas:

CPA (Custo por ação): Remuneração por performace. O afiliado ganha por cada cadastro ou ação feitos após o clique no banner no site afiliado.
CPC (Custo por clique): É a quantia paga sempre que um usuário clica no anúncio.
CPM (Custo por Mil Impressões): Os anunciantes pagam pelas impressões recebidas.
CPV (Custo por Venda) : O anunciante remunera o site afiliado com uma porcentagem sobre
as vendas geradas.
Cookies: é um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. A Lomadee utiliza os cookies apenas para monitoramento de pagamento aos afiliados.

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Ad Network é também um mediador que fica entre um comerciante e um editor e fornece a technolgy trackiing como faz a rede de afiliados. No entanto, existem muitas diferenças que segregante uma rede afiliada de uma rede de publicidade.