Análise de dados – entenda seu usuário
Quando se trabalha com a internet, tão importante quanto ter um computador e uma conexão de rede é entender como funciona o conceito de análise de dados – não sabe por quê? A Lomadee te explica como esse tema pode (e deve) ser seu grande aliado no marketing de afiliados.
Análise de dados nada mais é do que observar criticamente um conjunto de dados, com o objetivo de entender o comportamento do consumidor. Como um monitoramento de tráfego, ela permite que você saiba a quantidade de cliques de um link, a performance de um post ou até mesmo as vendas de um banner. Assim, o que torna a análise de dados um pré-requisito para uma boa performance é sua utilidade para todos os momentos do digital – para testes iniciais, acompanhamento de ações e como termômetro de resultados.
Isso porque no começo da atuação, é necessário fazer testes, entender o que funciona melhor para o público e sempre se manter atento a qualquer mudança. Já no decorrer de uma campanha de marketing digital, é um ótimo monitoramento para saber se as metas pretendidas estão sendo alcançadas. E, ao encerramento de uma ação, a análise avalia a eficácia, dando um direcionamento do que pode ser mantido ou alterado para planos futuros.
Além disso, embora a análise de dados possa ser um ótimo guia para tomada de decisões, não há fórmula mágica - infelizmente, ela não aponta para nós onde está o problema, mas apenas fornece uma série de informações sobre as quais diversas conclusões podem ser tiradas.
Por fim, mais importante do que entender a análise de dados, é compreender que uma estratégia de marketing online sólida se baseia em garantir a melhor experiência de compra para o usuário, sempre prevendo problemas e antecipando desejos.
Análise de dados na Lomadee
Sabendo da importância da análise de dados para o direcionamento de um bom desempenho, a Lomadee decidiu inovar e criou um novo produto para os afiliados – o Insights.
Essa nova aba permite que você entenda seu tráfego e o comportamento do seu público em tempo real ao selecionar o filtro de análise para hoje, para as últimas 24hs ou mesmo os últimos 7 dias!
Na área de Insights você vai encontrar:
• Quantidade total de cliques gerados no período
• Gráfico de quantidade de cliques e usuários únicos por hora
• Origem do tráfego (de qual fonte, como site ou página, esses cliques estão vindo, independente da sua URL cadastrada)
• Anunciantes mais clicados
• Os seus formatos da plataforma que geram mais cliques
• Quais seus links mais clicados
Ou seja, tudo o que é mais importante para que você possa entender como seu público se comporta e poder transformar esse tráfego em conversão!