Lomadee
Escrito por Lomadee

Blogosfera, a evolução dos blogs brasileiros e sua audiência

Há uns sete anos, se você dissesse que era blogueiro ou blogueira, a chance de receber reações do tipo “Blogueiro? O que é isso?” era muito grande. De uns tempos pra cá, ser dono de um blog tornou-se algo relativamente comum e as perspectivas são de alcançar dimensões ainda maiores.

A agência Grumft realizou um estudo sobre o perfil da blogosfera brasileira e, com ele, foi possível levantar informações a respeito do perfil dos blogueiros, segmentos mais populares e vários dados que comprovam o crescimento desta ferramenta de conteúdo tão poderosa.

Em 2004, existiam 4 milhões de blogs brasileiros no ar, hoje, existe mais de 200 milhões, o equivalente a 4,19% dos blogs no mundo. São 68 milhões de blogueiros, totalizando a 5ª maior audiência do mundo na blogosfera. Os blogs brasileiros são os donos do maior engajamento online na América Latina, com 29,5 horas/mês de navegação, 7 horas a mais que a média mundial. O alcance dos blogs em português é de 77,3% entre os internautas, atrás apenas do Japão (78,4%).

Abaixo, alguns dados do perfil demográfico dos leitores de blogs brasileiros:

blogosfera e audiência

Blog como a principal fonte de conteúdo

Um fato muito importante é que os usuários brasileiros de internet consideram os blogs a mais completa fonte de conteúdo, criatividade, confiabilidade e também a forma menos intrusiva de publicidade. Além disso, 69% desses usuários concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre o produto ou marca oferecido e 37% dos brasileiros admitem que leem algum blog antes de decidir pela compra de um produto. Isso é uma notícia ótima para quem trabalha com marketing de afiliados ou algum programa de afiliados, pois mostra a relevância que a divulgação das ofertas feita pelo meio de conteúdo em blogs possui.

Confira abaixo os segmentos mais populares de blogs no Brasil:

blogosfera e os segmentos mais populares

Blogueiros e o seu perfil

O número de blogueiros brasileiros está proporcionalmente dividido entre homens e mulheres, o que é outra notícia incrível. O fato de 72% deles escreverem por hobby também impressiona muito, pois a maioria das histórias de blogs famosos começou apenas sendo um hobby e depois foram crescendo até se profissionalizarem. Você se identifica com o perfil abaixo?

blogosfera e o perfil do blogueiro

Todo esse estudo só comprova o quanto um blog é sinônimo de poder. Cada vez mais a publicidade online e o marketing digital estarão atrelados ao conteúdo e é aí que eles se tornam uma ferramenta de alto impacto para as marcas.

*Post inspirado na notícia publicada na Adnews, em 31/08/2015 (http://www.adnews.com.br/internet/infografico-mostra-evolucao-da-blogosfera-brasileira)

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.