Lomadee
Escrito por Lomadee

Botões de compartilhamento social: inserir ou não inserir?

Não nos restam dúvidas de que o mundo é “social”. A todo o momento as pessoas estão compartilhando informações interessantes com seus amigos e conhecidos. Além de o compartilhamento nas redes sociais aumentar a visibilidade e como consequência o tráfego, outra vantagem é a maior chance de seu conteúdo ser direcionado para um público potencial.

Por isso, oferecer uma opção rápida e fácil para que seus leitores espalharem seu conteúdo nas redes sociais é uma estratégia altamente eficaz para aumentar o tráfego de seu site/blog. Por serem práticos, os botões de compartilhamento incentivam os leitores a divulgar conteúdo, afinal, ninguém gosta de ficar copiando e colando URLs. Muito mais fácil clicar em um botão e marcar os interessados.

Para escolher quais redes sociais estarão nos botões de compartilhamento é importante considerar seu nicho de conteúdo e entender o perfil do seu público. Facebook, Twitter, Flickr, Pinterest, Tumblr, Google +, LinkedIn… Cada uma dessas redes foca em um tipo de atuação e mercado. Em qual delas seu público-alvo se encontra?

De um modo geral, a maioria das plataformas de blogs não oferece uma função automática para incluir botões de compartilhamento em seus artigos. Mas adicioná-los em seu blog não é uma tarefa muito difícil, você pode utilizar diversos widgets disponíveis na web. Entre as opções mais populares estão AddThis, Shareaholic e o gratuito Sharethis.

Independentemente do widget escolhido, incluir botões de compartilhamento em seu blog, site ou e-commerce é uma ótima estratégia para engajar seus visitantes e divulgar seu conteúdo na websfera.