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Escrito por Lomadee

Call to action! Como tornar os botões do seu e-commerce mais atrativos

Assim como a decoração da vitrine de uma loja física, o layout do seu e-commerce é um grande diferencial que pode colocá-lo à frente dos seus concorrentes. Nas lojas virtuais o principal objetivo é fazer com que o visitante clique em “comprar”. Esse é o call to action, ou seja, a chamada ou convite para uma ação, no caso a concretização da venda. Por isso, criar uma estética atrativa e funcional para os botões do seu e-commerce é fundamental para que eles gerem mais cliques e resultados. Veja como é possível melhorar os botões da sua loja:

Texto – Diga para que serve
Um botão deve indicar com clareza que ação será tomada quando o usuário clicar nele. Em um processo com muitas etapas, como no carrinho de compras, por exemplo, é interessante explicar cada passo. Em vez de utilizar o botão “Continuar”, prefira textos como “Verifique seu pedido”, “Endereço de entrega” e “Efetue o pagamento”. Use verbos no imperativo (faça, compre, ligue, adquira). Agregue valor à ação apresentando alguma vantagem se o usuário clicar no botão ou passando uma ideia de urgência: “Adquira agora e ganhe um desconto”, “Compre hoje com frete grátis”, etc.

Cores e formas – Deixe claro que é um botão
Existem inúmeras possibilidades de formatos e cores, porém, um botão tem que parecer um botão. Caso contrário, o usuário ficará perdido, sem saber o que fazer e provavelmente deixará sua página. Evite formatos incomuns e sem volume para que seu botão não passe desapercebido. As cores tem grande influência em nosso comportamento, despertando emoções e ações. É muito importante escolher cores que combinem com o restante do site, mas que chamem a atenção, que tenham contraste e não sejam chapadas.

Posicionamento – Coloque tudo em seu lugar
A localização do botão influencia diretamente na sua visibilidade. A posição adequada depende muito de cada página, sendo que o espaço central no alto de uma página chama mais atenção, mas muitas vezes é mais indicado para posicionar uma imagem ou informação do produto do que o próprio botão. É importante que ele esteja localizado antes da dobra, ou seja, na parte inicial que aparece sem que você precise rolar a página. Também é interessante deixar um espaço ao redor do botão, o que dará mais destaque a ele.

Tamanho – Pense na medida
É muito importante equilibrar o tamanho do botão. Quanto maior o seu tamanho, mais chances de chamar atenção e não se perder na página, mas se for grande demais poderá sobrepor detalhes do produto e informações decisivas para a ação do usuário. Portanto, procure dosar bem a dimensão de cada botão.

Bom aproveitamento e bons cliques!