Lomadee
Escrito por Lomadee

Cauda Longa: como produtos de nicho tornaram-se tão rentáveis quanto os produtos de massa

Quem trabalha com marketing, e-commerce ou quem está familiarizado com assuntos relacionados à internet, já deve ter ouvido falar na expressão “Cauda Longa” (Long Tail). Você sabe o que isso quer dizer?

A Cauda Longa é um fenômeno observado em empresas online. Com o advento da internet, os produtos de nicho ganharam para as lojas a mesma importância dos produtos de massa.

Pense em uma livraria física. Por ter um espaço limitado, ela só poderá disponibilizar para os consumidores uma quantidade limitada de títulos diferentes. Por este motivo, a livraria acaba colocando em suas prateleiras aqueles títulos com maior chance de venda, ou seja, o consumidor encontrará produtos populares, lançamentos e best sellers.

Na internet a realidade é outra. Uma livraria virtual possui prateleiras de tamanho teoricamente infinito e sua limitação é a quantidade de títulos oferecidos e não o espaço físico. Ao invés de disponibilizar apenas lançamentos e os títulos que mais vendem, é possível ter um catálogo sobre assuntos específicos e de autores pouco conhecidos do público em geral.

Analisando o gráfico acima temos a impressão de que são produtos que não vale a pena vender. Sim, isso é verdade para uma loja física tracional. No varejo da internet descobriu-se o poder da Cauda Longa e da prateleira de tamanho infinito.

Saber analisar as características dessa nova economia tem feito empresas crescerem rapidamente. E isso não é só importante para grandes empresas online. Tudo deve ser considerado na hora de escolher o tema do seu site e os anúncios dos seus Programas de Afiliados.

Se há um denominador comum em quase todos os sites de sucesso, é o fato de terem o foco em um determinado nicho. Um tema central com conteúdo específico é muito importante para conquistar leitores fiéis e aumentar suas chances de monetização ao escolher links e/ou anúncios dos programas de afiliados disponíveis na plataforma Lomadee.

Por exemplo, se você tem um site sobre Automóveis com textos, imagens, informações sobre esse assunto, um programa adequado é aquele que esteja em sintonia com o conteúdo oferecido por você. Por isso, especialize-se em um assunto e ofereça conteúdo de qualidade para o seu público. Esses são os primeiros passos para instigar o leitor a consumir o que você indica.

Quer saber mais? Assista o vídeo da palestra de Chris Anderson