Lomadee
Escrito por Lomadee

Começando a utilizar o Twitter como um negócio

Aproximadamente 240 milhões de pessoas no mundo acessam o Twiter diariamente para discutir sobre assuntos que as interessam. Elas provavelmente estão interagindo com um trending topic, ou seja, os assuntos mais falados do momento, como o lançamento de um novo Iphone, aprendendo sobre culturas ao redor do mundo, falando sobre o seu cotidiano ou interagindo com marcas como a sua.

Usar o Twitter como um negócio tem a ver com criar e capturar a essência dessas conversas. Você consegue alavancar a sua conta compartilhando detalhes sobre o lançamento de um novo produto, o backstage da sua empresa, dicas úteis sobre o seu produto ou serviço, conteúdo que de alguma forma consiga reter a atenção do usuário.

A maioria das marcas que estão presentes nesta rede social deseja adquirir seguidores que possam agregar valor à sua rede. A partir do momento que você possui uma base de seguidores, sua marca conseguirá expandir suas relações com os consumidores e desenvolver novos leads, tudo enquanto constrói uma presença visível no mundo virtual. Quase todas as principais marcas do mercado estão presentes no Twitter, cada qual com um diferente objetivo, mas sabendo que o principal benefício de estar nesta rede social é ter outro canal para relacionamento, engajamento e educação com consumidores e potenciais clientes.

Segundo estudos realizados pelo próprio Twitter, acredita-se que as pessoas são 72% mais tendenciosas a fazer uma futura compra de um produto após receberem uma interação da marca na rede social. Isso desperta uma certa credibilidade na hora da compra, principalmente quando falamos de e-commerces. Uma vez que você decidir usar o Twitter para o seu negócio, o investimento no momento certo misturado a uma estratégia de alta qualidade provavelmente fará com que a sua marca cresça.  

Tenha em mente que, para ter sucesso no Twitter, é preciso que a sua marca identifique seu principal objetivo de marketing. Os três objetivos que as empresas procuram atingir por meio do Twitter são:

• Criar uma central de atendimento ao consumidor;

• Estabelecer um reconhecimento de marca;

• Dirigir tráfego e consequentemente vendas para o seu site.

Vale lembrar que as pessoas gostam de compartilhar conteúdos que são divertidos, úteis, interessantes e inspiradores. Para complementar a trajetória de sucesso de um post, compartilhe conteúdo quando seus seguidores estiverem mais ativos. E lembre-se: quanto mais retweets, mais credibilidade e viralidade sua marca receberá.

Uma ferramenta de gerenciamento de conta muito útil é o Tweetdeck (tweetdeck.com), nativa do próprio Twitter, a qual é grátis e oferece uma infinidade de opções de customização. Também é possível gerenciar várias contas de uma só vez, mantendo maior controle de suas marcas.