Tutoriais - Comissionamento CPL para afiliados:

 

Campanhas de CPL valem a pena? Essa é uma dúvida de muitos afiliados! Se essa dúvida também for a sua, confira no post de hoje os conceitos básicos de uma campanha com comissionamento via CPL, benefícios e as principais ferramentas para captação de LEADS.

“As campanhas de CPL apresentam um ótimo resultado, é possível gerar até 500 leads por dia. A maior vantagem em trabalhar com campanhas de lead é o alto volume de cadastros/vendas realizadas em apenas um dia, comparado as campanhas de CPA", afirma Bruno da Cunha Augusto, afiliado Lomadee e especialista no setor.

Entretanto, para ter um bom desempenho como o Bruno, o afiliado deve possuir algum conhecimento em marketing digital. Ao invés de questionar a efetividade de campanhas com comissionamento via CPL, pergunte a si mesmo: tenho conhecimento em marketing digital ou quais ferramentas preciso aprender para ter sucesso nas vendas online?

Fique tranquilo, no post de hoje será explicado tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos na divulgação de campanhas de lead.  Bora conferir? ;)

 

O que é um LEAD?

 

Lead é um potencial cliente que pode ser uma pessoa física ou jurídica com altas chances de concluir a compra de um produto/serviço.

Você já deve ter visto que, algumas campanhas do marketing de afiliados e da Lomadee são comissionadas via CPA e/ou CPL, certo? O comissionamento via CPL significa que você receberá pelo número de leads gerados.

Um lead é geralmente contabilizado a partir de um formulário de cadastro. Empresas de diversos segmentos e, principalmente, de serviços aderem às campanhas de LEADs, como:  cursos EAD, bancos, fintechs, empresas de marketing digital, telecomunicação e mais.

 

Por que as empresas investem em campanhas de LEAD no marketing de afiliação?

 

As campanhas de LEAD são necessárias quando o processo de compra do produto e/ou serviço não é executada diretamente no site do anunciante, ou precisa do apoio de um vendedor/especialista para dar suporte a venda.

Muitos anunciantes optam por duas formas de comissionamento na mesma campanha, o CPL e o CPA, ou seja, duas possibilidades de ser comissionado! O pagamento é realizado pelos LEADs capitados via CPL e um valor adicional é pago se a venda for concluída, via comissionamento CPA. Um exemplo onde o afiliado Lomadee pode ser comissionado dessa forma é na campanha do RD Station, ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina.

 

Formas de captação de LEAD

 

 

Existem várias formas para a captação de um LEAD, desde a utilização de métodos gratuitos, como: divulgação de campanhas em grupos do Facebook até ferramentas pagas. Confira as ferramentas mais utilizadas pelos afiliados:

  • E-mail Marketing:  Ferramenta de disparo de e-mails em massa para um público específico.  Normalmente é incluído um link na mensagem onde o cliente é direcionado a uma página de cadastro. É necessário ficar atento com as palavras que os servidores consideram negativas no título do assunto, pois pode levar suas mensagens para a caixa de SPAM.  O valor de mercado para envio de e-mail marketing gira em torno de R$0,002 por envio, mas pode variar conforme o volume. Algumas ferramentas disponibilizam planos gratuitos para quem está começando no segmento.

 

  • SMS: importante ferramenta de captação de leads. O cliente recebe uma mensagem de texto com um link que direciona para uma página de cadastro. O custo de envio gira em torno de R$0,05 por disparo e  é necessário ter a própria base de contatos.

 

  • Facebook ADS: uma importante ferramenta que utiliza anúncios com banners, imagens e outros formatos para serem exibidos nas redes sociais do Facebook e Instagram. Ao criar sua página gratuitamente no Facebook ou Instagram, monte sua publicação, filtre o público que deseja atingir e pague para ela ser impulsionada. O investimento é a partir de R$5,00 por dia.

 

  •  Google ADS: uma das mais antigas e importantes ferramentas para captação de leads através da internet. Confirma as duas principais formas:

REDE DE PESQUISA: você cria um anúncio de texto que será exibido nas pesquisas do Google. Você seleciona as palavras-chaves onde quer que seu anúncio apareça.

REDE DE DISPLAY: seu anúncio será exibido em sites de assuntos relacionados ao interesse do seu público, de acordo a sua configuração na ferramenta.

Antes de utilizar qualquer plataforma paga, lembre-se, o investimento pode variar de centavos até milhares de reais. Estude as ferramentas e comece investindo com valores baixos.

 

CONCLUSÃO

Captar um lead é o resultado de toda uma estratégia, não existe fórmula mágica. Alguns afiliados convertem na primeira campanha, outros demoram mais tempo. Veja algumas dicas abaixo que vai ajudar na performance de sua campanha:

1. Escolha um segmento que você tenha interesse ou conhecimento. Para ajudar você na seleção da campanha, veja a lista de anunciantes Lomadee com companhas de CPL. Dica: não deixe de conferir a nova campanha do RD Station.

  • Banco BMG (anunciante exclusivo)
  • Bom pra Crédito
  • Bradesco Dental
  • Creditas
  • Ipemig
  • Mag Seguros
  • RD Station
  • Uol Esporte
  • Vigilantes do Peso
  • Vivo Celular

2. Defina a persona para a campanha que irá divulgar. Caso já possua uma base de mailing, defina a segmentação a ser utilizada.

3. Entenda qual o canal e ferramenta para alcançar o público desejado. Após seleção, invista um tempo para pensar nos títulos dos anúncios e criativo a ser utilizado.

4. Caso você nunca tenha trabalhado com mídia online, inicie com valores baixos ou pesquise grupos do Facebook que tenham sinergia com a campanha selecionada e inicie as divulgações.

 

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Escrito por Lomadee
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