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Escrito por Lomadee

Como adaptar seu e-mail marketing para mobile

O e-mail marketing, quando bem desenvolvido e planejado, é um dos meios de conversão e estratégia de fidelização de clientes mais eficazes. Com a crescente e promissora utilização da tecnologia mobile no mundo, surge o novo desafio de adaptar essa ferramenta de marketing para os dispositivos móveis. Para isso, é preciso ficar atento com alguns pontos específicos.

Conteúdo: Conciso

A checagem de e-mails via dispositivos móveis é mais regular do que via desktops, uma vez que os aparelhos recebem a mensagem automaticamente e, no mesmo momento, alertam o usuário com algum sinal. Por isso, é preciso planejar o melhor horário de envio de acordo com a relevância do conteúdo. Uma pesquisa da Simple Relevance (setembro de 2013) indicou que a maioria das pessoas abre sua caixa de e-mail pela manhã, mas é a noite que elas tomam a decisão de compra. Como a tela desses dispositivos não é muito grande e a maioria é touch, fazer a rolagem de página pode ser mais cansativo, pois interrompe a leitura, diferentemente dos computadores. Também é importante lembrar que geralmente os usuários acessam os aparelhos durante algum percurso ou em intervalos pequenos de tempo. Portanto, crie mensagens curtas e deixe suas campanhas mais concisas e diretas.

Layout: Fonte e imagens

Para que os textos possam ser lidos corretamente nos dispositivos móveis é preciso utilizar fontes maiores do que as utilizadas para visualização em desktops. As fontes devem ser as mais simples possíveis para evitar que apareçam distorcidas. Grande parte das pessoas acessa a internet mobile com a tecnologia 3G, por isso o uso de imagens deve ser o menor possível para não dificultar o carregamento da página.

Seja mobile, seja touch

A maioria dos dispositivos móveis com acesso à internet são touch screen. Lembre-se disso ao planejar e projetar sua campanha. Para os call-to-actions é recomendável que os botões tenham pelo menos 30 pixels.

Teste sempre

Antes do disparo, envie seu e-mail para diferentes dispositivos com sistemas operacionais distintos, como IOS, Android e Windows. Verifique como o material é reproduzido em cada um dos sistemas.

Não se esqueça de analisar resultados. Campanha disparada, é hora de analisar as métricas. Existem diversas ferramentas que emitem relatórios completos para ações em dispositivos móveis. Confira todos os dados, taxa de abertura, CTR, conversões, e otimize suas campanhas mobile.

Agora que você já sabe como adaptar seu e-mail marketing de forma compatível com dispositivos móveis, aproveite essa oportunidade, explore novos formatos de campanhas para smartphones e tablets e confira os resultados!