Lomadee
Escrito por Lomadee

Como aprimorar a usabilidade de seu site

Usabilidade é o método que visa facilitar a utilização de uma interface pelo usuário sem perder a interação de suas funcionalidades com o sistema.

A aplicação das regras de usabilidade em um site colabora para a facilidade de aprendizado, pois o usuário consegue explorar rapidamente o sistema e realizar suas tarefas. Além disso, ajuda na facilidade de memorização, já que, mesmo após certo período sem utilizar o site, o usuário é capaz de retornar ao sistema e realizar suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir com ele. E, ainda, auxilia na diminuição da taxa de erros, possibilitando o usuário a realizar suas tarefas sem transtornos.

Antes de colocar seu site no ar é importante fazer sucessivos ciclos de análise, concepção e testes. O objetivo é avaliar a qualidade das interações e levar em conta os resultados dessas avaliações para a construção de novas versões das interfaces. Se implementada desde cedo no desenvolvimento, essa estratégia pode reduzir o risco de falhas conceituais do projeto garantindo que, a cada ciclo, o sistema responda cada vez melhor às expectativas e necessidades dos usuários em suas tarefas.

O teste de usuário contribui para o enriquecimento do produto, pois permite analisar o comportamento do usuário, observar as virtudes e os pontos fracos existentes do produto. O ideal é que, após o teste de usuário, seja criado um novo protótipo e testado novamente. Quando o site for publicado, acompanhe constantemente seu acesso, demanda no servidor, fluxos operacionais e todas as funções criadas.

Aproveitamos para registrar oito regras básicas sobre usabilidade:

1. Na internet o usuário é quem manda
2. Na internet a qualidade baseia-se na rapidez e na confiança
3. Segurança
4. A confiança é algo que se custa muito a ganhar e pode se perder com um simples link quebrado
5. Se quiser fazer uma página decente, simplifique, reduza e otimize
6. Coloque as conclusões no início
7. Não faça as pessoas perderem tempo com coisas que não necessitam
8. Bons conteúdos