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Escrito por Lomadee

Como aproveitar o conteúdo gerado por usuários no seu e-commerce

Qual a primeira atitude que você toma quando pensa em comprar algum produto pela internet? Provavelmente, pesquisa. Essa é a ação número um da maioria dos consumidores virtuais: Estudar as informações disponíveis do produto para saber se a aquisição vale a pena. Nesses casos, o conteúdo gerado por usuários parece ser mais relevante e confiável aos olhos dos consumidores do que o conteúdo gerado pelo e-commerce, uma vez que eles acreditem que o vendedor só quer ressaltar as qualidade do produto e o usuário deseja apenas compartilhar sua experiência, seja negativa ou positiva, dando uma opinião isenta.

Coletar e analisar esse tipo de conteúdo gerado naturalmente pelos usuários é essencial para conhecer a reputação de um produto e criar ações estratégicas para alavancar sua venda. Existem várias formas de captar esse material:

Avaliações
O famoso campo “Avalie este produto” é a opção mais simples de geração de conteúdo por usuários. Simplifique! Para incentivar seu público a escrever uma avaliação, crie campos nos quais é possível pontuar características do produto. Eles são mais fáceis de preencher do que uma caixa de comentário.

Fóruns de discussão
Nesse espaço usuários poderão compartilhar dúvidas e experiências, publicando naturalmente impressões e opiniões sobre o produto. Torne o fórum útil, procure responder as perguntas dos usuários, pois isso ajuda a aumentar o engajamento.

Lista de desejos ou Coleções
Todo mundo gosta de compartilhar um “sonho de consumo”. Ao criar uma Lista de desejos ou uma Coleção, o usuário pode reunir grupos de produtos e torná-los públicos, fazendo um marketing natural do seu produto. Quanto mais opções de personalização dessas ferramentas, como campo para legenda das fotos, melhor. Imagine uma fashionista montando um look completo com os produtos da sua loja e compartilhando com as amigas!

Possibilite e incentive seus usuários a falarem da sua marca ou produtos, a opinião deles pode ser muito persuasiva.