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Escrito por Lomadee

Como garantir um lead qualificado para seu canal

 

Aqui no blog, sempre comentamos da importância de um conteúdo relevante, da preocupação com a experiência do usuário, do cuidado nas escolhas de anunciantes e formatos. Para nós, o conteúdo é rei e não é a toa: acreditamos que a partir dele que você pode se conectar ao seu público que, graças a um bom Marketing de Conteúdo, pode se tornar seu cliente. Mas como ocorre essa transição?

 

Para garantir vendas, ter um canal com bons conteúdos é muito importante, porém, não é a única tarefa – afinal, de que adianta uma exposição bonita que ninguém possa encontrar? Assim, tráfego qualificado é algo crucial para o início de um canal de sucesso.

 

Como já comentamos em outra matéria, tráfego é a quantidade de pessoas que acessam seu site, blog ou rede social. E quando falamos isso, não se engane, tráfego qualificado não se trata exclusivamente de trazer o máximo de pessoas para o seu site ou blog. O tráfego qualificado é dado quando as pessoas que acessam seu canal tem interesse pelo que está lá e dedicam seu tempo a ler conteúdos e até acompanhar postagens.

 

Após a geração de tráfego qualificado, o passo seguinte para a venda é a geração de leads – e é disso que vamos falar nessa matéria.

 

Segundo o Viver de Blog, o lead é um cliente em potencial, que passa por uma transformação de uma pessoa que nunca ouviu falar da sua empresa para alguém que poderia comprar de você. Ou seja, o lead é aquela pessoa que está no meio termo entre ser um mero visitante e um cliente.

 

O lead é aquele que demonstra interesse, fornece seus dados de contato e assina sua lista de e-mails – assim, por mais que sua venda não esteja garantida, sua probabilidade de conversão é muito maior.

 

Contudo, agora que explicamos que um visitante não é um lead, conseguir um não é algo tão fácil assim, isso porque sabemos que quanto mais que pedimos de uma pessoa, é mais difícil que ela entregue. Dessa maneira, é necessário ter muito cuidado com os dados solicitados.

 

Além disso, para que ele possa te disponibilizar informações pessoais para que você posteriormente o impacte com divulgações e ofertas, você precisa dar algo antes de pensar em receber – e aqui, de novo, entra seu conteúdo de qualidade. Assim, o objetivo do Marketing de Conteúdo é vender mais através desses conteúdos, incitando seus clientes a pensar no processo de compra.

 

Como transformar seu lead em um cliente

 

Depois que alguém já está dentro do seu site e está interessado no que você tem a oferecer, existem diversas ferramentas e formas de prender esse público e torna-lo cliente:

 

E-mail Marketing

Como um dos formatos da Lomadee, o e-mail marketing é uma ótima opção para quem não quer ‘poluir’ seu canal com muitas ofertas e ainda garantir uma entrega segmentada para cada lead. A partir do e-mail marketing, você pode direcionar as ofertas de acordo com interesses e ainda acompanhar como tem sido a receptividade considerando temas e frequência de envios.

 

Landing Pages e Pop-Ups

Landing pages e pop-ups são usadas para direcionar os clientes a uma ação específica. Elas são mais interessantes do que páginas normais porque focam a atenção do seu público em uma única ação, para que assim ele possa tomar uma decisão. Contudo, é necessário tomar cuidado com o uso excessivo dessas ferramentas pois, se o objetivo do seu público é primeiramente o consumo de conteúdo, elas podem afasta-los do seu site.

 

Mapas de Calor

Mapas de calor são regiões ou seções do seu canal que as pessoas clicam, para onde movimentam o mouse ou até onde o usuário rolou na página. Hoje já existem ferramentas gratuitas de mapas de calor que podem te ajudar a direcionar conteúdo e criar uma estratégia de marketing mais assertiva.

 

Depois que você possui um lead qualificado, acredite, a venda está mais perto do nunca! Não desista e continue criando conteúdos de valor e mantendo seu público interessado que as conversões virão <3