Lomadee
Escrito por Lomadee

Como o Afiliado declara o Imposto de Renda?

Chegou um assunto que assusta muita gente: o imposto de renda! No caso do marketing de afiliados é importante falar sobre isso porque o afiliado recebe comissões de diversos anunciantes diferentes e como qualquer pessoa física que recebe rendimentos, também precisa declarar o seu imposto!

Para entender melhor, o imposto de renda significa o valor anual descontado do seu rendimento e entregue ao governo federal. Ele recebe o nome de IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e é abreviadamente chamado de IR. O órgão responsável pela recolha do imposto de renda no Brasil é a Receita Federal.

A Receita é também responsável por fazer o cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes para verificação de veracidade. Esse procedimento é popularmente chamado de “malha fina” e é por isso que é tão importante declarar tudo de maneira correta. Ou seja, mesmo que os valores gerados por marketing de afiliados não representem sua principal fonte de renda, é importante inclui-los na sua declaração.

As consequências de não fazer a declaração até a data correta são principalmente a de multas acumulativas que podem gerar uma baita dor de cabeça depois. E é por isso que todo mundo corre para fazer, mesmo que seja naquele jeitinho brasileiro, bem na última hora!

Como gerar o documento de IR?

Essa parte é a mais fácil! Isso porque a Lomadee é quem gera o documento de IR para o afiliado. Então é só baixá-lo diretamente da plataforma na aba “Pagamentos”, dentro do quadro “Informe de Rendimentos”. Lembrando que se você não gerou nenhum valor de comissão no ano, o IR não aparece para você.

Seu documento será baixado no formato de PDF e pode contar uma ou mais páginas, dependendo de quantos anunciantes te pagaram comissão. Portanto é sempre importante checar todas as páginas e entender que cada uma representa a renda gerada por um anunciante diferente. Na hora de declarar, você usará todas elas pois são fontes de rendas diferentes, mesmo que estejam sendo pagas todas pela Lomadee.

Como declarar o IR?

A declaração do imposto de renda cabe ao afiliado e não existe um procedimento padrão pela qual possa ser feita, pois existem diferentes modelos como por exemplo o modelo simplificado ou completo. Isso vai depender muito da quantia recebida e também das despesas de cada um.

 Muitas pessoas optam por procurar um contador para realizar essa tarefa, apesar de ser possível fazê-la diretamente pelo site da Receita Federal, onde é possível encontrar todas as informações necessárias para que você analise e declare de acordo com sua realidade específica.

Nesse link aqui,  você pode baixar um documento gerado pela Receita, onde é possível encontrar diversas perguntas e respostas sobre o IRPF e assim esclarecer suas dúvidas.

Ainda assim, caso restem muitas dúvidas sobre o seu caso, o ideal é sempre procurar um profissional especializado. Vale lembrar que o prazo para declaração dos rendimentos de 2016/2017 é amanhã, dia 28 de abril. O importante é só não deixar de declarar!