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Escrito por Lomadee

Como os consumidores estão mudando o Marketing de Afiliados

Ultimamente, termos como cross-channel, cross-device, multicanal, omni-channel, entre outros estão sendo bastante falados e tem deixado a mente dos profissionais de marketing confusos. A primeira vista, estes termos até podem intimidar, mas depois de conhecê-los, não são tão confusos quanto parecem e estão extremamente ligados ao comportamento do consumidor.

Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados – Como o comportamento do consumidor está mudando?

Na verdade, os próprios consumidores não estão mudando tanto assim. Eles sempre buscaram uma maior comunidade, maior flexibilidade, e outras opções quando se trata de produtos e serviços que compram. Mas, vamos pensar sobre a média de consumo nos anos 2000:

  • Poucas pessoas tinham smartphones (e muito menos sabiam o que era);
  • A maioria das compras e pesquisas online eram feitas apenas em um dispositivo;
  • Muitos itens só poderiam ser comprados em lojas físicas.

Para os profissionais de marketing, aquela época era muito mais simples de se trabalhar. Havia menos opções e mais experiências limitadas para os consumidores. Porém, tudo isso mudou. Atualmente, quase 70% da população dos EUA possui um smartphone, os potenciais compradores frequentemente realizam pesquisas em diversos dispositivos e a barreira entre as lojas online e físicas está desaparecendo. Na era do consumidor hiper-conectado, nenhuma audiência está inacessível.

Até agora, a maioria das marcas aceitaram essa evolução. Os mais bem sucedidos estão focados na construção da lealdade permitindo que os consumidores determinem como querem realizar suas compras, ou seja, dando voz aos consumidores. Aplicativos e páginas da web otimizados para celulares tem facilitado a compra do consumidor, e já se foram os dias de “desculpe, você não pode devolver na loja pois comprou online” e “esta oferta só é válida na loja”.

E qual é o problema?

Você deve estar pensando que essa hiper-conectividade tornaria mais fácil o alcance da sua audiência. Após tudo isso, os consumidores estão passando mais tempo online e, com isso, várias oportunidades acabam surgindo. Como a navegação e hábitos de compra dos consumidores evoluiu, tendo como alvo o público correto através dos canais onde estão presentes, esse processo tornou-se um esforço muito mais complexo e complicado.

Para alcançar potencialmente os consumidores, não basta mais anunciar em “outdoors” onde eles serão pouco impactados. Agora é necessário estar presentes em diversos sites, redes sociais, blogs e em outros ambientes online onde o seu público costumar passar um tempo navegando. Dessa forma, como podemos identificar de onde os novos clientes estão vindos, como atraí-los e como medir o impacto que estamos causando neles? Isso nos leva de volta aos chavões digitais mencionados acima: cross-channel, omni-channel, multicanal, cross-devide, etc.Estes termos resumem todas as tentativas dos profissionais de marketing para descrever o quão os consumidores agora estão se engajando com as marcas e representam um movimento longe de abordagens por pulverização e baseia-se em estratégias orientadas por dados..

O que isso significa para o Marketing de Afiliados

Na era do consumidor empoderado, a unificação de dados e a centralização de recursos de medição tornaram-se as principais iniciativas em todo o cenário do marketing digital. O que sabemos é que a afiliação está cada mais mais preocupada em saber mais sobre os próprios consumidores. Quem eles são. O que eles compram. Quando eles compram. Onde eles compram. Como eles compram.

Ao colocar o consumidor no centro do nosso ecossistema, nossos mercados e redes irão naturalmente facilitar melhores parcerias e conduzir melhores resultados.

 

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.

*tradução do post How consumers are changing affiliate marketing