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Escrito por Lomadee

Como otimizar suas campanhas através de ferramentas de performance

Para qualquer empreendedor que deseja trabalhar com marketing digital, ter um site bem posicionado em buscadores é muito importante. Para isso, existem muitos meios que podem te auxiliar nesse processo – um deles é a escolha de palavras-chave, ou seja, termos específicos pelos quais você gostaria que seu site aparecesse na busca. Contudo, utilizá-lo para o Marketing de Afiliados exige um olhar de especialista. Então, para que você possa entender mais sobre esse tipo de ferramenta, vamos te explicar nesse texto o que é o Google Adwords e como ele pode te ajudar com o marketing digital.

Adwords: o que é, o que come, onde vive?

Com a ideia de entregar anúncios para usuários no momento da sua busca, o Google Adwords é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Nessa ferramenta, o anunciante (pessoa que compra links patrocinados) escolhe palavras que ele julga boas para impulsionar seu produto ou serviços para que eles apareçam no topo de página de busca do Google sempre marcados como “anúncios”.  

 No Google Adwords, você pode criar campanhas, grupos de anúncios e anúncios, como maneira de direcionar conteúdo, além de ter controle sobre os valores investidos na ferramenta. Isso porque, é possível determinar todos os seus gastos para que você invista de acordo com suas possibilidades.

Assim como qualquer outra ferramenta, o Adwords também possui algumas dicas que podem melhorar sua performance e o aproveitamento que você tem feito das palavras-chave:

Vá além do óbvio

Se seu nicho de mercado é o da beleza, não fique preso aos termos “maquiagem”, “batom” e “rímel”, por exemplo. As buscas no Google podem ser feitas de muitas maneiras, da mesma forma que os termos usados nas buscas podem variar. Sempre pense que quanto mais específico, mais qualificada e assertiva pode ser sua entrega – além da concorrência ser menor. Entenda o conceito de palavra ampla, palavra ampla modificada, correspondência na frase, correspondência exata...
O próprio Google Adwords traz ferramentas como o Google Keywords Planner que  nos ajuda a pensar quais as nossas palavras-chave.

Foque em um bom tráfego

Tão importante quanto escolher as palavras pelas quais você deseja ser encontrado, é delimitar palavras pelas quais você não quer ser encontrado – utilize as palavras-chave negativas para eliminar algum tráfego desqualificado que você não deseja em seu site, blog ou canal.

Abuse da segmenteção

A ideia do Adwords é entregar o produto certo no momento que o cliente o procura. Assim, segmentação é a base dessa ferramenta! Aproveite e segmente seu público por contexto, por interesse e até por geolocalização.

Seja organizado

Por se tratar de palavras, dificilmente você terá poucas em sua conta – por isso, crie o hábito de organizar desde o começo suas segmentações e crie padrões de organização que possam ser replicados em outras categorias depois.

Performance

É muito importante acompanhar os resultados das campanhas e fazer os ajustes necessários, incluir palavras, retirar palavras, identificar se um lance automático é mais simples para você do que um valor manual, ajustar lances das palavras. Esse é um trabalho constante e que deve ser observado diariamente.  Assim é possível garantir mais eficiência (ter um melhor resultado, muitas vezes sem ter que  mexer no valor investido).

O Adwords pode trazer vários retornos: ROI (retorno de investimento), tempo de permanência, taxa de cliques... Dependendo do seu site e do seu objetivo, cada métrica pode ter uma importância diferenciada para você.

Além disso, se seu foco é utilizar o Google Adwords para aumentar seu tráfego ou melhorar sua conversão para crescer no Marketing de Afiliados, não se esqueça de sempre verificar se a utilização dessa ferramenta é permitida com todos os anunciantes que você está divulgando, alguns não liberam a compra de palavras de suas campanhas ou de determinadas palavras - dessa forma, você evita bloqueios em campanhas e perda de dinheiro investido. Na Lomadee você pode encontrar essa informação dentro de sua dashboard, no perfil de cada anunciante através das regras.

Quando falamos de Marketing de Afiliados, o Google Adwords é apenas uma ferramenta (dentre muitas!) que podem ser sua aliada – explore o digital e aproveite para aprender mais sobre essa forma de empreendedorismo!