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Escrito por Lomadee

Como planejar campanhas e aumentar suas vendas

Muitos pensam que monetizar é algo bem simples: esperar as melhores promoções do e-commerce, colocar o link ou banner no seu site/blog/rede social e simplesmente aguardar o usuário clicar e fazer a compra para, por fim, você ser comissionado. Aí é que está o “x” da questão, para ter um site minimamente acessado você deve passar por uma série de etapas, e essas etapas você não conseguirá fazer do dia para a noite, e sim você deve planejar as campanhas para obter um melhor resultado!

como planejar campanhas

A primeira delas talvez seja você estar bem ranqueado no Google e, para isso, conhecer técnicas de SEO é de suma importância. Acredito que talvez seja a mais importante, pois os custos de investimento são mais baixos do que outras vias como, por exemplo, a de links patrocinados.

Ter um blog, monetizá-lo e ter um público extremamente engajado definitivamente não é uma tarefa fácil, mas nós como uma plataforma de afiliados sempre estamos atrás de novas mídias e tendências para ajudar vocês nessa árdua tarefa. Hoje oferecemos vitrines, banners, XML’s e nossa principal fonte, o link direto, que é a nossa ferramenta mais simples, na qual você adiciona o link que deseja divulgar, “lomadeeza” ele e já pode adicioná-lo em seu blog.

Utilize as ações dos anunciantes ao seu favor

Além dessas vias também temos um relacionamento muito forte com todos os e-commerces que estão na Lomadee, o que torna as negociações muito mais fáceis. Fazemos, inclusive, ações planejadas, onde conseguimos negociar com determinada loja um dia de ofertas e preços exclusivos para nós. E você pode questionar, como ficamos sabendo disso? Normalmente ações desse gênero nós fazemos todo o tipo de comunicação, na área logada de publisher, via SMS, nas redes sociais (Face e Twitter), sem contar o nosso atendimento de publisher que sempre avisa de todas novas ações. Com isso você, publisher, também consegue se planejar para monetizar, e até fazer investimento, seja ele para disparos de e-mails, para compra de mídia ou até mesmo uma estratégia de SEO (demanda um pouco mais de tempo, mas também é válida).

Com planejamento conseguimos com certeza trazer muito mais vendas, por isso sempre estamos atrás das lojas para conseguir ações fora de época que possam engajar nossos publishers e, por consequência, incrementar as vendas e comissões. Porém, de vez em quando, as lojas fazem ação e avisam de última hora, isso é perfeitamente natural, afinal o e-commerce é extremamente dinâmico. Estas ações normalmente são bem agressivas, vale sempre ficar de olho, pois assim como as ações planejadas, nós também fazemos as comunicações através da plataforma.

Além de todas essas hipóteses que citamos acima, é essencial você como publisher se preparar para as datas sazonais, seja Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, e principalmente a famigerada Black Friday. Esta última é disparada a mais agressiva do e-commerce brasileiro, hoje em dia é importante colocar muitos esforços para a data, até porque as lojas entenderam que é a época de praticar um preço que não praticaram durante o ano todo, e isso ocorre até por medo do PROCON e possíveis problemas jurídicos. Na Lomadee, inclusive, nós teremos ações especiais a oferecer, onde mostraremos as principais ofertas de todos nossos anunciantes. Vale muito a pena investir na data que acontece daqui pouco mais de uma semana.

Como analisar as melhores campanhas

E agora pode surgir aquela famosa pergunta, e como saber se tudo que eu fiz ou investi deu certo? Primeiramente, talvez, a métrica mais importante seja o ROI, que tem como base o quanto você investiu versus quanto obteve de retorno com esse investimento. Existem outras métricas não menos importantes, como é o caso da taxa de conversão, inclusive pela plataforma Lomadee você tem acesso aos cliques e vendas, com isso você consegue cruzar essas informações e saber quantos cliques você necessita para ter uma intenção de compra. Além disso, consegue entender qual o anunciante que tem melhor engajamento com o público do seu site, isso é bem interessante, pois dessa forma você consegue focar todas suas comunicações de acordo com seu público. As métricas são de suma importância para você segmentar, planejar campanhas e entender no que investir dentro do seu site.

E depois dessas dicas acho que até vale tentar monetizar, não é mesmo?