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Escrito por Lomadee

Como se planejar para 2017

 

Quando se trata de resoluções de Ano Novo, sempre definimos metas de melhoria para o ano seguinte, não é mesmo? E se você, assim como a Lomadee, prometeu que iria colaborar com o empreendedorismo digital, vamos ajudá-lo a alcançar essa meta! Confira abaixo um checklist que fizemos para que você possa fazer de 2017 o seu ano no marketing de afiliados. 

Planeje-se antes de começar

Pense em uma casa. É mais fácil construir com a estrutura correta do que depois ter que reformar, não é? Para a criação de um blog, de um conteúdo ou até de um canal no Youtube, não é diferente - tenha calma e planeje o que você quer entregar passo-a-passo e quais são suas necessidades, assim você saberá quais esforços precisa aplicar. Nesse momento você pode procurar inspiração externa e ver o que já funciona para entender o que quer fazer. Depois de criado, é legal fazer planejamentos a curto, médio e longo prazo. Aproveite que o ano está começando para fazer uma análise de datas sazonais e melhores oportunidades para vendas durante os períodos que determinar. 

Encontre seu canal

Na internet, temos muitas plataformas que podem ser usadas para o marketing de afiliados: Facebook, Twitter, Youtube, Wordpress, Pinterest, Tumblr, etc. Cada uma delas possui uma finalidade, bem como forças e fraquezas. Por exemplo: o Twitter é ótimo para interagir com muitos seguidores ao mesmo tempo, e chamar atenção , mas não é a melhor plataforma para conteúdos longos, deve trazer frases curtas, de impacto, atuais, que vão levar para mais informações no site institucional ou blog.

Acesse as plataformas e veja qual é a ideal de acordo com seu planejamento. Além disso, depois de escolher a melhor para você, explore a plataforma para absorver tudo o que o canal pode oferecer. Algumas vezes, a melhor estratégia pode ser trabalhar com mais de um canal ao mesmo tempo, mas é interessante ter um canal principal e usar outros como reforço se for o caso.


Defina quem é seu público e o analise.

Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar que precisamos saber muito bem quem desejamos atingir com nosso conteúdo. O público pode ser delimitado como for mais conveniente com a proposta do seu canal: por gênero, idade ou até por áreas de interesse. Contudo, não importa qual é a segmentação do seu público, sempre pense na usabilidade. Teste sua plataforma, use-a, aprenda com a experiência do usuário. Seja seu cliente para saber como entregar melhor e perceber erros com antecedência.  

Invista no seu próprio trabalho

Se você estivesse em um trabalho com um chefe, vocês definiriam juntos objetivos a serem cumpridos e uma rotina a ser seguida, não é mesmo? Quando você é seu próprio chefe, isso não deve ser diferente. Por isso, defina consigo qual será sua rotina de trabalho e como ela deve funcionar – aproveite essa oportunidade para trabalhar como sempre quis e dentro de regras que são melhores para você.
Mas não se esqueça de definir metas: detalhadas, mensuráveis, com data para acontecer (atingíveis – mas audaciosas) e relevantes para o negócio. 

Outro detalhe a não ser descartado é o possível investimento financeiro. Ao estudar marketing digitalvai entender que muitas ideias exigem recursos de impulsionamento para atingir cada vez mais pessoas. O seu público vai muito além do seu círculo social, porém quanto mais você estudar, mais poderá otimizar esse investimento e fazer mais com menos.  

Lembre-se, seus objetivos devem estar de acordo com seus esforços. O quanto você deseja ganhar deve ser a diretriz para o quanto você tem que se dedicar.

Experimente

Como o marketing de afiliados e a criação de conteúdos digitais não são uma ciência exata permita-se testar novos anunciantes em seu canal, experimentar novos formatos e explorar novos conteúdos. Só assim você poderá ter mais segurança que está no caminho certo e garantir o melhor desempenho possível dentro da sua proposta.

Não é preciso ter medo de arriscar. Caso uma tentativa não funcione como você queria, opte por outro caminho. O incrível de ser seu próprio chefe é que você pode experimentar todas as ações que achar pertinente. Use a criatividade. Já experimentou fazer o que ninguém mais está fazendo? 

Analise seus resultados e busque feedbacks

Se você já se planejou, já tem seu canal, seu público, sua rotina de trabalho e já experimentou caminhos novos, é hora de ver se tudo o que vem sendo feito está dando certo. Assim, sempre use a análise de dados para avaliar sua performance e saber se você está no caminho desejado ou se é preciso mudar. A análise de dados é muito importante para a consolidação de qualquer canal pois permite que se tenha embasamento para garantir um plano cada vez mais assertivo.

Além disso, movimente sua página para gerar engajamento: sempre participe de fóruns ligados ao tema que você explora, responda comentários do seu canal e receba feedbacks do seu público.

Estude muito

Felizmente, quando queremos atingir a excelência, precisamos estudar. Por isso, insira em sua rotina de trabalho um tempo especial para leituras. Esteja atento a tendências e mudanças que podem acontecer tanto na plataforma que você usa, quanto no tema que você aborda.

Para que você possa gerar cada vez mais um conteúdo relevante, é importante que você se aprofunde e se especialize naquilo que diz. No final das contas, um conteúdo com valor agregado é o grande determinante do sucesso.

Porém, mais importante do que todas as dicas que demos, é lembrar que marketing de afiliados é falar do que ama, criar conexões com seu público e crescer com o que acredita. Caso você tenha esses objetivos sempre em mente, em 2017 você será verdadeiro um empreendedor digital!