Lomadee
Escrito por Lomadee

Conheça as principais métricas do YouTube Analytics para analisar vídeos

Há muito tempo que o YouTube deixou de ser visto pelas empresas como um simples canal de compartilhamento de vídeos e passou a ser uma importante ferramenta de marketing digital. Com isso, o YouTube conta com uma ferramenta própria, o YouTube Analytics, que coleta dados, oferecendo métricas e estatísticas essenciais para o planejamento estratégico de um canal de vídeos. O YouTube Analytics oferece diferentes métricas para o gerente de canal, conheça as principais:

Visualizações
Apresenta uma visão geral das visualizações individuais e detalhes, como localização e data. Os dados fornecidos permitem acompanhar os picos de acesso, montando, por exemplo, um comparativo entre as datas com mais visualizações, o que permite definir ações e fatores de viralização de vídeos.

Informações demográficas
Esse relatório detalha qual país, idade e sexo de quem visualizou seu vídeo ou canal. Dessa forma, é possível definir o perfil das pessoas que mais interagem e se engajam em seus vídeos para direcionar suas ações a esse público específico.

Locais de reprodução
Vídeos podem ser visualizados diretamente no YouTube ou incorporados em um site ou em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Essa métrica define o local de reprodução dos acessos, o que permite estudar o caminho do usuário até o seu vídeo e direcionar esforços para o canal mais eficiente.

Retenção do Público
Permite analisar um vídeo individualmente ou o canal completo por um período determinado, indicando os vídeos de maior duração com uma média de retenção do público. Essas informações ajudam a compreender a aceitação ou rejeição de conteúdo.

Você possui um canal no YouTube? Utiliza o YouTube Analytics? Compartilhe conosco sua experiência!