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Escrito por Lomadee

Conteúdo, como as marcas trabalham no Facebook – YouPIX CON

No mês de setembro, a Lomadee esteve presente no You PIX CON, evento fechado para convidados onde foram discutidos vários assuntos com conteúdos que giram em torno do mundo digital e web marketing. O evento contou com vários profissionais do mercado, que realmente entendem do que estão falando e que deram um overview de muitos assuntos relevantes por lá.

marketing de afiliados e o mundo digital

Uma palestra que nos chamou bastante atenção foi a do “Facebook, brands and contents”, ministrada pelo Raphael Vasconcellos, que trabalha no time criativo da empresa. Segundo ele, uma de suas missões é melhorar a experiência das pessoas com conteúdo de marca e, justamente por isso, estão trabalhando fortemente nesta questão. Hoje a experiência que os consumidores têm com as marcas num ambiente digital ainda não é tão positiva e há muito para melhorar. Uma das soluções para encarar este desafio é “experimentar mais”. As marcas precisam deixar a forma tradicional de se comunicar de lado e criar mais, testar mais, arriscar mais, pois ainda testam pouco como indústria.

marketing de afiliados e a interatividade com o público

Foi comentado que de 2014 para o atual momento em 2015, o número de posts com textos caiu 10%, os com foto aumentaram 30% e, os com vídeos, aumentaram 95%, o que é bastante significativo. Infelizmente a maioria das marcas ainda produzem mais posts com fotos, o que gera uma certa defasagem na estratégia de alcance, pois o Facebook está adaptando os seus algoritmos para serem mais favoráveis aos vídeos. Além do mais, outro formato de post está chegando no Facebook, que é o de VR (virtual reality), o que é fantástico e ao mesmo tempo um grande desafio para as marcas, pois é uma tecnologia bem completa de se trabalhar e desenvolver estratégias de marketing de conteúdo.

marketing de afiliados e o aumento do alcance

A quantidade de formatos disponíveis nos posts também aumentou. Em 2004, apenas era possível trabalhar com tab e post orgânico. Agora, em 2015, nossas opções são várias, como: vídeo autoplay, cinema graph, retargeting, reaching frequency, vídeo loop, carousel, panogram, gifs, entre outros. O segredo é usar a criatividade e inovar na exposição de conteúdo e, explorar e aplicar o conteúdo programático, pois a verdade é que usufruir dessas ferramentas ajuda a contar novas histórias.

“Estamos vivendo numa era de conteúdos muito curtos e de experiências otimizadas.”

Marketing de afiliados e a inovação

Ainda no âmbito dos anúncios em vídeo, os criativos precisam pensar em vídeos sem áudio, pois a maioria das pessoas consomem vídeo sem som. Outra questão é que existe uma janela entre 3 e 10 segundos que é onde acontece o maior resultado de vídeos na plataforma. Então é preciso otimizar o roteiro e pensar muito bem na estratégia de marketing, pois a retenção da marca acontece no início, nessa janela de segundos. Alguns dados relevantes sobre isso:

  • Ad Recall (74% de toda lembrança de um anúncio de uma marca acontece em até 10 segundos)
  • Brand awareness (65% da lembrança de uma marca acontece em até 10 segundos)
  • Purchase Intent (72% da intenção de compra em um vídeo acontece em até 10 segundos)

 A conclusão de tudo isso é que as marcas precisam ser interessantes logo de cara. As suas ações precisam ser criativas e sair do tradicional já trabalhado por anos no mercado. É preciso utilizar todas as ferramentas e recursos disponíveis nas plataformas, web marketing, mobile marketing, enfim, não apenas no Facebook, como em todos os canais que elas estão presentes, uma vez que está se tornando mais difícil conseguir voltar a atenção das pessoas para as marcas, mediante a todo conteúdo produzido diariamente.

marketing de afiliados e a relação com o publico