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Escrito por Lomadee

Desafios da monetização na categoria Moda e beleza

A categoria de produtos que permaneceu no auge das mais vendidas em 2015 é a de Moda e Acessórios, representando 15% do volume de total de pedidos, segundo resultado apresentado na 32º edição do Webshoppers. Similar a essa categoria, a de Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/ Saúde também está em uma posição bem favorável, representando 11% do volume total de pedidos.

Com a evolução do e-commerce, as pessoas passaram a adquirir confiança em comprar esse tipo de produto online, economizando tempo e trazendo praticidade para suas rotinas corridas e, muito mais do que comprar, passaram a procurar opiniões a respeito de tendências de moda, melhores cosméticos, entre outros assuntos referentes a este mundo fashion na internet, mais especificamente em sites, blogs e até canais do YouTube que tratam destes assuntos.

Os produtores de conteúdo referente à moda e beleza notaram uma oportunidade em trabalhar com programa de afiliados e assim divulgar campanhas de anunciantes desses segmentos que estão no auge das vendas do e-commerce. Porém, nem sempre são mil maravilhas: para se obter um bom resultado em suas campanhas, é necessário enfrentar desafios da monetização que essa forma de publicidade oferece. Confira abaixo.

Desafios da monetização

Desafios da monetização: 1 Preservar a estética do seu site

É preciso ter em mente que um blog cheio de publicidade invasiva, seja de qualquer categoria, traz mais resultados negativos do que positivos para ele. Portanto, o segredo é investir em métodos de divulgação que complementem o conteúdo preservando a estética do seu site. Especialmente no caso de um site/blog de moda e beleza, em que há muitas imagens para serem exibidas nativas do próprio conteúdo, vale a pena investir mais nos links diretos inseridos no contexto da matéria do que nos banners, por exemplo. Uma outra opção que existe em divulgar campanhas de forma mais natural é adicionar esses links nas imagens de looks, por exemplo, direcionando o visitante que se interessou pelas peças apresentadas na imagem diretamente para o local onde elas são vendidas.

Desafio 2: A relevância para moda e beleza

Os sites de moda e beleza não apenas precisam ter uma boa aparência, como também precisam sempre cumprir com o conteúdo proposto. Um dos maiores problemas é combinar a forma de publicidade com o site e o seu conteúdo, pois alguns anúncios em displays nem sempre combinam a mensagem com o tema, acabam distraindo os seus leitores e diminuindo as chances de conversão.

Por exemplo, um usuário que estiver acessando um blog de moda a procura de dicas de onde comprar a nova coleção de sapatos da marca X não se sentirá atraído por um display que mostrar um anúncio de uma escola de inglês. Se o anúncio tivesse mostrando uma loja de sapatos, a chance de conversão poderia ser bem maior do que a do exemplo acima. Ou seja, é preciso ser relevante.

Desafio 3: Encontrar e-commerces de moda que participam de um programa de afiliados

Na Lomadee, 34% dos anunciantes pertencem a estas categorias, o que já é um número bastante representativo. Porém, algumas marcas mais específicas que são bastante procuradas pelas blogueiras de moda, ainda não aderiram ao marketing de afiliados. Nem todas as marcas mais famosas no mundo da categoria de moda e beleza estão presentes em programas de afiliados, o que acaba dificultando a divulgação nos sites.

Desafios fazem parte de qualquer processo, então o ideal é sempre procurar maneiras criativas de trabalhar com as campanhas dos anunciantes em seus canais e sempre se reinventar!

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