Tutoriais - Descubra o perfil de venda que melhor combina com você!

 

A Lomadee é uma plataforma completa. Tão completa que possibilita a divulgação de produtos e serviços de nossos anunciantes por meio de diferentes canais, para que você, afiliado, explore as ferramentas e identifique o seu perfil de venda.

Através da identificação do perfil de venda é possível escolher o melhor canal para divulgação das ofertas e, até mesmo, quantas horas se dedicará diariamente.

Os 3 principais perfis de venda dentro do marketing de afiliação são: Consultor online, Afiliado e Influenciador. Não existe certo ou errado, quem lucre mais ou menos, apenas o que melhor se adequa ao seu perfil, combinado?

Sugerimos a leitura do post de hoje até o final, mas se preferir, fique à vontade para clicar em uns dos hiperlinks abaixo para ir direto ao tópico desejado.

Quais as principais características de cada perfil?

Quais ferramentas são utilizadas por cada perfil?

Quantas horas cada perfil gasta para divulgar as ofertas?

Conclusão

 

Quais as principais características de cada perfil?

 

Consultor online:atua na venda direta de forma individualizada, trabalha para construir a sua própria lista de clientes. A partir da divulgação da oferta ou do contato do consumidor, entende suas necessidades e procura pela melhor promoção. Normalmente, o consultor acompanha o processo de venda e pós-venda, e pode até auxiliar com questões de assistência técnica.

Para ficar mais claro, utilizaremos um exemplo a partir do contato do consumidor. 

“Maria está procurando uma geladeira de até dois mil reais e nunca comprou pela internet. Ela tem o contato do Consultor Online e envia uma mensagem via WhatsApp informando o que deseja comprar. A partir do contato, o Consultor procura por geladeiras dentro das especificações de Maria e envia os links lomadeezados das promoções. Como Maria nunca comprou em uma loja online, o Consultor explica o processo de compra via internet e oferece ajuda caso necessário. “

Afiliado: atua na divulgação de produtos e serviços de forma massiva, ou seja, ao invés de prestar um atendimento individualizado, ele procura pelas promoções e compartilha seus achados em seus canais de divulgação (blog, redes sociais, email e afins…..), mas não acompanha o processo de escolha do produto. É o perfil mais amplo, aquele que utiliza diferentes canais de divulgação e ferramentas em suas publicações. 

“João, é um afiliado Lomadee e possui um grupo de ofertas de bebês no WhatsApp! Todas as manhãs, João procura pelas melhores promoções e compartilha em seu canal. O consumidor que tiver interesse, clicará no link da oferta para realizar compra.“

Influenciador: uma pessoa que exerce influência entre pessoas e/ou marcas. Normalmente, o influenciador domina um tema específico para se tornar relevante para seu público.

#FicaADica: Caso você esteja dando os primeiros passos na Lomadee e nas vendas online, é recomendado que inicie com o perfil de Consultor online ou Afiliado.

 

Quais ferramentas são utilizadas por cada perfil?

 

Consultor online: por prestar um serviço individualizado, o principal meio de divulgação é o WhatsApp, seja via:

  • Direct
  • Lista de transmissão
  • Grupo de ofertas

As ferramentas acima são as mais utilizadas, já que estamos falando de vendas personalizadas, mas outros canais como Telegram, Facebook e Instagram também valem estar no radar.

Afiliado: você já sabe, o perfil de Afiliado é mais amplo e trabalha com a divulgação de produtos e serviços em massa. Sendo assim, é comum que ele trabalhe com mais canais de divulgação:

  • Redes Sociais - (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest) - página comercial e/ou grupos de ofertas.
  • WhatsApp - normalmente administram grupos de ofertas.
  • Telegram
  • Blog - criam conteúdos específicos para publicação dos produtos e serviços.
  • Mídia Patrocinada -  SEM (compra de palavra-chave) e Google Ads, Facebook e Instagram Ads.
  • Sites de cupons e cashback.

#FicaADica: Independentemente do seu perfil de venda, se você é novo em divulgar ofertas, concentre seus esforços em um único canal.  É melhor ter um canal que esteja funcionando bem do que vários com pouco engajamento e sem atenção.

Influenciador: para o Influenciador volume importa. Por isso, é importante que seu conteúdo chegue até o máximo de pessoas possível.

  • Instagram: queridinho para as vendas online.
  • Youtube: reviews de produtos e divulgação dos links Lomadeezados.
  • Blog e sites de conteúdo.

 

Quantas horas cada perfil gasta para divulgar as ofertas?

 

Para garantir uma renda extra no final do mês ou alcançar a independência financeira é importante dedicar-se à atividade. Nossa dica é que você administre seu tempo levando em consideração estas 3 atividades:

  • Curadoria de ofertas e/ou serviços de interesse.
  • Divulgação de ofertas e produção de conteúdo, independente do perfil escolhido.
  • Monitoramento das vendas e acompanhamento do canal de divulgação.

Outro ponto que deve estar presente para a criação do seu cronograma é o nível de interação que você estabelece com os consumidores e quais ferramentas utiliza para isso. Confira os exemplos a seguir:

Consultor online:  ao trabalhar como Consultor online, é necessário que você divulgue seu trabalho para o maior número de pessoas com o objetivo de gerar interesse pela sua proposta e serviço. A partir da divulgação das ofertas, os consumidores irão procurá-lo para esclarecer dúvidas ou solicitar novos produtos e/ou serviços. É necessário disponibilizar um tempo para atender os clientes com toda a atenção que eles merecem.

Afiliado: um afiliado que trabalha com a divulgação de produtos e serviços por meio de ferramentas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, utiliza em média de 1 a 2 horas do seu dia para acompanhar a performance das campanhas.

Já um afiliado que trabalhe com a publicação de ofertas em sua página do Instagram, por exemplo, precisará de mais horas para realizar a curadoria de ofertas, criar conteúdo e gerenciar o canal.

 

É hora de colocar a mão na massa!

 

Antes de definir o seu perfil de venda é importante que você responda às seguintes questões:

  1. Qual ferramenta e/ou canal de divulgação possuo maior conhecimento?
  2. Gosto de atender o público ou prefiro não ter contato com as pessoas?
  3. Quantas horas por dia tenho disponível para divulgação das ofertas?
  4. Tenho interesse em investir em ferramentas pagas para fazer minhas publicações?

Lembre-se: Não existe fórmula mágica! O primeiro passo para o sucesso nas vendas online é entender o seu perfil de atuação. Depois, começar a divulgação em pequena escala. Assim, você ganha confiança e quando menos esperar estará vendendo e ganhando muito $$$.

Fique ligado: No próximo post, explicaremos o passo a passo para criar uma estratégia de venda.

Até breve!

 

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Escrito por Lomadee
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