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Escrito por Lomadee

Dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu e-commerce

Um dos maiores desejos de todo e-commerce é figurar entre os primeiros resultados relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário dos sites de busca, ou seja, de forma orgânica, sem ter que pagar nada por isso. Para atingir esse objetivo é preciso apostar em algumas regras básicas de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do seu site. Confira:

URL amigável

A URL, ou o endereço de cada página, deve ser bem estruturada, intuitiva e simples, de modo que apresente o caminho feito pelo usuário, em vez de um monte de caracteres sem sentido. Por exemplo:

URL hostil: http://www.nomesite.com.br/?NtFRrId=2014&tl=1

URL amigável: http://www.nomesite.com.br/livros/literatura-estrangeira

A URL amigável deve focar na palavra-chave, o que facilita a indexação do site nos mecanismos de busca, pois os buscadores consideram essas URLs mais relevantes. Outra dica, utilize hifens na separação de palavras em vez de underline.

Links de texto

Os links de texto são muito importantes para aumentar sua relevância nos sites de busca. Ao criar links de texto você ajuda a identificar o assunto da página de destino. Aposte nas palavras, evite criar links em imagens ou em palavras como “saiba mais” ou “clique aqui”, prefira textos mais completos como “descubra quais as ‘marcas de notebooks’ mais vendidas”

Escreva sua própria descrição do produto

Não utilize a descrição do fabricante nos produtos. Temos dois motivos importantes para isso, primeiro, quando você escreve sua própria descrição, pode criar um texto único e de qualidade, rico em informações e palavras-chaves relevantes para seu público. Segundo, os buscadores não gostam de conteúdo duplicado, isso dificulta uma boa colocação nas buscas. Para pesquisar conteúdos similares na web, utilize a ferramenta Copyscape.

Escolha a melhor palavras-chave

Na hora de cadastrar um produto, podem surgir dilemas relacionados às palavras-chave: o que é melhor ‘máquina fotográfica’ ou ‘câmera fotográfica’? Para acabar com a dúvida, você pode utilizar Planejador de palavras-chave do Google. Essa ferramenta permite buscar palavras e ver seu desempenho nas buscas.

Nome de arquivo amigável

Lembre-se: tudo é conteúdo dentro do seu e-commerce, até mesmo os nomes dos arquivos de imagens. Antes de subir fotos de produtos para o seu site, lembre-se de renomear os arquivos, substitua algo como ‘DSC000123.jpg’ por ‘box-triologia-senhor-dos-aneis.jpg’.

Com essas mudanças simples, você já vai melhorar muito o SEO do seu e-commerce e estará um passo a frente para mantê-lo no topo dos sites de busca.