Lomadee
Escrito por Lomadee

Dicas do Sem Firulas para trabalhar com conteúdo relevante!

A gente sabe que o futebol é um dos grandes mercados de entretenimento no Brasil e não é à toa. A cultura desse esporte está relacionada a uma paixão antiga dos brasileiros e como toda paixão gera fãs em todos os níveis de engajamento.

Alguns deles são como Guilherme Dorf e André Vidiz, que publicam seu próprio conteúdo sobre futebol no Sem Firulas, um coletivo para os apaixonados pelo tema. A história deles, inclusive, tem muito para ensinar aos diversos afiliados que querem começar ou já estão na estrada mas possuem dúvidas.

 

Paixão e profundidade

O Sem Firulas surgiu em 2013 e já estava muito ligado à vida pessoal dos dois, como o Guilherme destaca: “Eu sempre encarei o futebol como uma maneira de construir a minha própria identidade e entender minha relação com os outros. Por isso, até hoje conheço diversos cantos menos favorecidos da cidade de São Paulo jogando futebol de várzea, uso a camisa do meu time em viagens ao exterior e me voluntario em causas de impacto social que têm o futebol como tema. O André utiliza o futebol para aprofundar seus conhecimentos históricos, táticos e matemáticos. O Fabio Felice, que se juntou a nós no final do primeiro ano, organizou o maior protesto brasileiro antes de 2013 contra a atuação da CBF.”

Ou seja, deu para ver que os rapazes gostam mesmo do que falam e vivenciam isso de corpo e alma em diversos aspectos, inclusive no âmbito social. Isso já fornece a primeira dica sobre ser um afiliado: publique sobre algo que você ama! Afinal, quanto maior o interesse, maior profundidade terá no tema e maiores chances de se tornar referência no assunto.

Quando o conteúdo é apaixonado, o público e o leitor se sentem contemplados e voltam para acompanhar, o que é bem diferente do conteúdo raso.

 

De olho nas redes sociais

Os canais de divulgação dos materiais do Sem Firulas são todos redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Medium. Cada conteúdo é adaptado para a plataforma em questão, sendo o Facebook o mais utilizado para conteúdos variados e com maior periodiciadade. Já no Medium, eles escrevem textos mais longos, profundos e reflexivos por exemplo.

Hoje sabemos que estar nas redes sociais é essencial para qualquer afiliado e ser multiplataforma já realidade da maioria dos grandes canais de conteúdo e até das marcas, especialmente em um momento em que não param de surgir novas redes e os seus leitores estão em todas elas!

O Sem Firulas mostra que soube se adaptar e possui conteúdo flexível nesse sentido. É óbvio que você precisa criar contas que realmente consiga administrar, caso o contrário pode gerar o efeito inverso se o público se deparar com canais onde nada é postado.

Mas ainda assim, marcar presença nas redes sociais, com periodicidade de publicações e adaptação da linguagem, pode impulsionar e muito o seu material!

 

Parcerias

Outro grande trunfo do Sem Firulas que você, afiliado, pode se inspirar, são as parcerias. Nesse caso, a rede de pessoas é movimentada por uma paixão de quem tem interesses em comum.

Eles citam a participação em eventos do segmento, como uma oportunidade para criar parcerias e além disso, contam com 30 colaboradores para postar nos canais. “São pessoas legais que encontramos nessa trajetória, espalhadas por quase todos os estados do Brasil e até de outros países que pensam o futebol como a gente. Eles nos ajudam a trazer um olhar regional essencial para que não nos foquemos apenas no futebol jogado em SP, no RJ e nos grandes centros da Europa”, explica Guilherme.

Além disso contam com a parceria de outras páginas como o Canto das Torcidas, o Futparódias, o Uniformes dos Anos 90, o Doentes por Futebol, o Mais Cinco Minutos, o Jogo as 10 da Noite Não, o Painel Tático, o Futebol Nacional e a Revista Corner

As parcerias servem não só para incrementar o conteúdo ou ajudar a divulgá-lo, mas também para ter uma visão mais ampla do que está acontecendo. Então, nunca descarte a possibilidade de trabalhar em parceria seja com pessoas, marcas ou empresas!

 

E o dinheiro que é bom?

Dá pra ganhar também! A gente sabe que gerar conteúdo original não é fácil e quase ninguém se sente estimulado a produzir um material sem nenhum tipo de retorno financeiro a longo prazo.

O Sem Firulas por exemplo, busca por métodos que gerem resultados financeiros, porém sem comprometer a qualidade de conteúdo e a experiência do usuário. Foi pensando nisso que eles decidiram testar a Lomadee, como parceira de negócio na divulgação de produtos relacionados ao tema.

Apesar de a experiência com marketing de afiliados ser recente, eles já estão vendo resultados positivos! “Nossa experiência é bem recente. Nesse mês, criamos um texto no nosso Medium (medium.com/sem-firulas) sugerindo 38 livros sobre futebol e também fizemos um post no facebook indicando o livro: “Os números do jogo”. O volume de cliques gerados pelo nosso conteúdo, em torno de 1.500 somando os dois posts, foi surpreendente até para nós e certamente nos instiga a seguir buscando formas de misturar conteúdo de qualidade com produtos anunciados na Lomadee”, explica Guilherme.

Pois é, se você está se dedicando a publicar conteúdo na internet, está mais do que na hora de se tornar, de fato, um empreendedor digital para quem sabe poder viver fazendo apenas o que gosta!

Se você se identificou com a experiência do Sem Firulas e quer testar novos projetos para o seu conteúdo, é só cadastrar gratuitamente no site da Lomadee e começar a ver as opções de anunciantes para você divulgar!  ;)