Lomadee
Escrito por Lomadee

Dicas para escrever melhor

Você ainda trava antes de começar um texto para publicar no seu blog? Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa jornada como produtor de conteúdo e escrever um texto profissional:

 

Estrutura do texto

Antes de começar a escrever é importante montar a estrutura do seu artigo. Basicamente ele terá um título, uma introdução que aborda o tema central e prepara o leitor para o que virá adiante e em seguida os tópicos que ajudam a dividir a ideia através de subtítulos.

Os subtítulos não só ajudam a organizar as ideias na sua mente e na do leitor, como também geram a sensação de que a leitura é mais dinâmica, pois eles fornecem uma sensação parecida com a de lista e te estimulam a querer ler o próximo tópico.

 

Velocidade

Um erro muito comum na hora de escrever é esquecer das pausas, o que torna a leitura chata e demorada.

Assim como os subtítulos tiram um pouco do peso do texto e o deixam mais leve,  pausas constantes também possuem esse papel. As pausas devem ser marcadas por frases curtas seguidas de um ponto final ou vírgulas, para ajudar nessa sensação de velocidade.

Fuja de frases e parágrafos longos. Um parágrafo deve ter em média 5 linhas por exemplo. Se um parágrafo estiver se tonando muito longo, veja se não é possível transformá-lo em uma lista de vários itens por exemplo.

 

Imagens e vídeos

As imagens também são uma forma de tornar seu conteúdo atraente e ajudam a criar um impacto visual rápido que irá fazer toda a diferença na diagramação de texto.

De certa forma, imagens e vídeos são como um respiro em meio ao seu conteúdo, que servem como apoio e reforço à sua mensagem escrita. Um bom momento para inserir uma imagem é juntamente com os subtítulos, para ajudar na virada do tópico.

Já os vídeos, podem se tornar um complemento ao final de cada tópico quando necessário.

 

Ortografia e Gramática

Esse é um dos itens mais básicos de qualquer escrita, mas ainda negligenciado por muita gente. Não tenha dúvidas, não importa o quanto você entenda do assunto, ao se deparar com erros de português o seu leitor colocará facilmente em dúvida sua credibilidade, ainda mais se forem erros grotescos e recorrentes.

A melhor dica para escrever bem nesse sentido são:

  • Leia bastante para treinar.
  • Não tenha medo de pesquisar sempre que tiver dúvidas
  • Em último caso, envie o conteúdo para um revisor.

 

Não se esqueça do seu objetivo

No geral os seus conteúdos são importantes para gerar autoridade no tema, mas devem ter um objetivo prático ao estimular que o leitor também tome uma atitude após a leitura. Tanto pode ser o cadastro de um e-mail para continuar recebendo matérias ou conteúdos exclusivos, como por exemplo o direcionamento para sua landing page ou site, onde de fato existe a possibilidade de conversão. Esses são dois dois KPI’s muito comuns de um blog focado em marketing de conteúdo.

Para atingir esses objetivos, você pode precisa usar técnicas imprescindíveis como:

 

Muita prática

Essas são as principais dicas para escrever bem com foco em marketing de conteúdo. Caso os seus textos não saiam assim tão perfeitos de início, não desista! Escrever bem necessita de prática! Além disso, busque estudar e se aprofundar no assunto. Segue aqui um artigo que a gente recomenda com várias dicas super úteis na hora da escrita: “Como escrever bem”, do Viver de Blog.

 

Saiba como viver de conteúdo e ser empreendedor digital com a Lomadee