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Escrito por Lomadee

E-mail marketing: como converter mais

O e-mail marketing é um tema bastante recorrente aqui no blog por ser bastante importante no universo das monetizações, principalmente para quem trabalha com marketing de afiliados. O problema é que muitas pessoas fazem mais do mesmo em seus disparos e a conversão não é tão grande quanto esperada. Baseado em uma matéria sobre o tema publicada no site da revista PEGN, listamos algumas dicas que farão você acabar com este problema e converter muito mais.

E-mail marketing

Criar e-mail marketing também é arte!

Está cada mais difícil criar conteúdo que envolva as pessoas e as persuada a abrir e clicar nele, então é certo dizer que um e-mail marketing efetivo tem de unir arte com técnica! A parte da arte fica por conta do layout e da criatividade do conteúdo e, quanto à técnica, estão listadas as variáveis em relação a hora de envio, teste a/b, tamanho das imagens, quantidade de texto, etc. Ao usar as técnicas corretas, falar com o público certo e no momento certo, o sucesso é garantido.

É sempre bom tomar cuidado com as cores escolhidas para compor o e-mail. A leitura geralmente fica mais fácil com o fundo em cores claras e a letra em tom escuro. Quanto as cores berrantes, evite-as! A fonte é um ponto que, se não for escolhida com cautela, pode influenciar negativamente na leitura do usuário. Use as mais comuns, como Arial, Calibri e Opens Sans, preferivelmente no tamanho 12, pois menor que isso a visualização da mensagem acaba sendo prejudicada.

Você já pensou que a largura do e-mail também é um ponto de atenção? O ideal é que ela seja de, no máximo, 600 pixels, garantindo um e-mail marketing bonito e sem que o usuário tenha que rolar horizontalmente. E quanto as imagens? A referência de mercado para utilização de imagens em e-mail é de 60% de texto e 40% de imagem. Vale lembrar que as figuras não podem ser muito pesadas, com o peso de 100k a 140k, não passando de 1MG, pois o tamanho delas interfere no tempo de carregamento e isso pode ser interpretado como SPAM por alguns provedores.

Um outro ponto importantíssimo para aumentar as conversões é deixar a sua call to action (chamada para a ação) sempre visível. Deixe bem claro em sua campanha qual a ação que você quer que o usuário faça e sempre teste a posição do CTA, cores, a chamada do texto, entre outros pontos.

E quanto ao mobile? Você pensa nele ao criar e-mails? Caso ainda pense apenas na tela do desktop, esta informação vai quebrar seus paradigmas: cerca de 38% das pessoas abrem e-mail pelo celular! Por isso, sempre envie um teste para o seu celular para ver como a imagem está sendo visualizada e tente melhorá-la continuamente, caso contrário você poderá perder grandes conversões.

Sabe aquela regra de que “menos é mais”? Ela também se adéqua ao mundo dos e-mail marketing. Seja objetivo, vá direto ao assunto na sua mensagem, deixe o CTA bem a vista e vamos que vamos! Pra finalizar, seguem mais algumas dicas importantíssimas para melhorar a sua conversão, dadas pelo Henrique Carvalho, do Viver de Blog:

  • Não compre listas de e-mails
  • Seja pessoal
  • Escreva um título que seja impossível de não abrir
  • Se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que irá recebê-los
  • Otimize sua newsletter para mobile
  • Não envie e-mails com alta frequência
  • Menos é mais. Evite e-mails longos e vá direto ao ponto
  • Ajude. Seja gentil.
  • Diga aos leitores por que eles recebem seus e-mails e onde eles se cadastraram
  • Pare de falar apenas sobre você
  • Ofereça uma recompensa
  • Se possível, evite imagens
  • Insira múltiplos links
  • Deixe sua Call To Action misível
  • Utilize o poder dos P.S.
  • Aprenda com os melhores
  • Continue sempre testando

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