Lomadee
Escrito por Lomadee

Emojis, memes e gifs: dicas para deixar sua comunicação mais leve

Uma das principais vantagens da internet é sua linguagem universal, que existe por meio de símbolos e especialmente imagens que falam mais do que mil palavras.

Na era do conteúdo disseminado em alta velocidade, esse tipo de apoio pode te ajudar a transmitir uma mensagem de maneira muito mais rápida e eficiente, além de claro, contribuir com a dinâmica, leveza e bom humor do seu conteúdo.

Vamos falar aqui de alguns dos principais elementos que não podem faltar para deixar sua página, ou mesmo blog ou site ainda mais legal!

 

Emoji

Os emojis surgiram em meio aos anos 90 e de lá para cá não pararam de crescer. Hoje existe emoji de tudo o que se pode imaginar! Mas muito além da brincadeira, eles já são parte da nossa comunicação diária,como ressalta o blog do Shutterstock: “Antes equivalente a apenas um intensificador de discurso, tornou-se uma forma legítima de comunicação. Como observado em uma pesquisa global feita pela Mintel para o relatório de tendências 2016 na América do Norte, os emojis foram descritos como “indescritivelmente simples de compreender” e faz com que “as pessoas não precisem de tradução entre culturas e línguas.”

De acordo com o site Psychology Today, eles são usados com os principais objetivos:

  • Aliviar tensões com sarcasmo ou humor;

  • Suavizar uma notícia ruim;

  • Encontrar uma maneira mais confortável de expressar nossas emoções;

  • Comunicar algo quando nos falta palavras.

 

Memes

Nada engaja mais do que uma boa piada. E os brasileiros, adoradores de memes, que o digam! Basta estourar um assunto em qualquer área, desde a política ou até um programa na TV que em questão de minutos começam a pipocar piadas de todos os tipos.

Para quem trabalha com divulgação nas redes sociais, já deve saber que esse é o conteúdo com maior alcance e engajamento, na maioria das vezes.

Os memes podem surgir em diversos formatos. De acordo com o site do tech tudo: “A expressão meme de Internet é usada para descrever um conceito de imagem, vídeo e/ou relacionados ao humor, que se espalha via Internet”.

No caso dos afiliados, vale analisar o contexto das suas principais divulgações assim como das marcas com as quais trabalha. Se usados com bom senso (claro), podem ajudar a alavancar seus resultados e se espalhar rapidamente!

 

Gifs

Muitas vezes os gifs se encaixam na categoria dos memes, porque é um dos seus formatos, porém nem sempre precisam ser relacionados ao humor.

Eles surgiram no final dos anos 80, foram propagados durante todos os anos 90 e renegados mais ou menos a partir dos anos 2000.Porém agora eles voltaram com tudo e todas as plataformas começaram a liberar seu uso para não ficar de fora.

Na maioria das vezes, os gifs são humorísticos mas podem ser explorados também para chamar a atenção na divulgação de mensagens, eventos e até conceitos. É uma forma bem rápida e dinâmica de se comunicar e podem ser o toque especial que estava faltando para deixar sua página um pouco mais “descolada”.

 

Use com moderação

Outra dica é que, a não ser que sua página tenha um conceito completamente humorístico, é sempre bom usar essas opções com moderação. Muito mais para um tempero especial do que o foco em si.

O importante é saber que memes, gifs e emojis fazem parte da cultura da internet e dão ainda mais vida para o seu conteúdo, com grandes chances de engajar ainda mais o seu público!