Lomadee
Escrito por Lomadee

Entrevista: Anderson Meneses, do Catraca Livre

Entrevistamos o Anderson Meneses, gerente de Mídias e E-commerce do portal Catraca Livre. Eles também são afiliados da Lomadee e contaram pra gente um pouco da experiência com o marketing de afiliados. Confira abaixo!

Quando o Catraca Livre começou a monetizar com marketing de afiliados?

Estamos trabalhando com plataforma de afiliados desde setembro de 2014.

Quais recursos da plataforma vocês utilizam? Como é feito o planejamento de divulgação? 

Descobrimos que o conteúdo é a alma de qualquer comunicação que podemos realizar. Hoje, o Catraca Livre, cria e distribui conteúdos para diversos parceiros. A ideia é sempre buscar uma informação relevante, antes de qualquer coisa. Se a história é boa, vende!

Buscamos encontrar também o momento mais apropriado para falar de algum produto, como datas comemorativas ou oportunidade que chamamos de “real time”. Se começou a chover na cidade de São Paulo, como podemos criar um conteúdo para quem vai ficar em casa? Se é o dia do café, quais são os produtos que podemos divulgar?

 E sobre os resultados? Quais segmentos têm melhor retorno no Catraca Livre? 

O Catraca Livre tem um público muito grande, cerca de 28 Milhões de usuários únicos por mês, então lidamos com diversos produtos e serviços, mas os segmentos que tem mais retorno são: livros, cursos online, passagens aéreas e cosméticos.

Há dias que publicamos um conteúdo no site do Catraca Livre e este conteúdo gera mais de 500 vendas de livros, por exemplo.

Também temos cases de outros produtos mais específicos: como um post sobre vinhos. Neste exemplo, um único post no Catraca Livre gerou 163mil visitas no site, 1,2 Milhões de pessoas impactadas no Facebook, 576 vendas gerando mais de R$34 mil reais em apenas 3 dias.

Qual o segredo para monetizar com marketing de conteúdo? 

Relevância. Esta é a palavra que todo produtor de conteúdo precisa aprender. Antes de vender qualquer produto, precisamos entregar uma informação para o leitor. Hoje, o Catraca Livre não se posiciona como um vendedor de produtos para os parceiros de afiliados. Quando produzimos um conteúdo com algum produto ou serviço relacionado sempre passamos uma informação relevante para o leitor. Assim, a compra do produto será consequência.

O Anderson também nos enviou algumas fotos da redação deles:

Aguardem para mais entrevistas como esta por aqui!