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Escrito por Lomadee

Entrevista: Isabela Sperandio, Country Manager Brasil da Fanscup.com, a rede social para torcedores de times de futebol

O Fanscup.com surgiu com a ideia de criar uma rede social na qual torcedores de times de futebol de todo o mundo pudessem acompanhar e compartilhar informações sobre seus times de futebol, seus jogadores favoritos e ainda conhecer outros fãs. Na entrevista a seguir, Isabela Sperandio, Country Manager Brasil da empresa, revela quem é o “atacante” na seleção de estratégias de monetização da Fanscup: o Facebook.

Entrevista

Você trabalha com vários sites, mas seu principal canal de monetização é o Facebook. Por que você prefere a rede social do que os outros canais?

Também promovemos vendas através dos nossos sites, como www.mengaodecoracao.com.br, www.semprepeixe.com.br ou www.paixaocanarinha.com.br, porém preferimos utilizar as fanpages no Facebook pelo contato direto com os compradores. A cada publicação nas nossas fanpages podemos sentir qual é a percepção dos torcedores sobre cada promoção ou produto que oferecemos. A viralidade também é alta, o que faz com que possamos atingir mais clientes potenciais.

Como são os resultados de monetização no Facebook?

Os resultados estão sendo excelentes. Todos os dias vendemos camisetas e camisas de futebol e mesmo tendo começado há pouco tempo (março de 2014), já temos uma frequência de vendas realmente ótima e com crescimento sólido. As vendas em parceria com a Lomadee crescem mais de 50% a cada mês, o que está nos garantindo uma fonte de monetização segura para dar continuidade ao projeto.

Quais as principais vantagens e desvantagens de trabalhar com marketing no Facebook?

Acho que as vantagens, como comentei, são a proximidade com público, a facilidade de viralização e a praticidade em publicar as promoções. Você só precisa de um produto, um link e um banner, que pode ser feito em programas online, como o pixlr.com. É muito fácil, não demora nada e os resultados são imediatos.

Claro que existe o desafio de criar uma comunidade e esse pode ser a etapa mais trabalhosa. Mas para quem tem uma fanpage média ou grande, o processo de venda pode ser realmente simples.

Se você pudesse dar algumas dicas para quem quer começar a monetizar nas redes sociais, quais seriam?

Primeiro é entender o que seu público quer comprar. Depois você tem que inserir esses produtos em um contexto. Nós notamos, por exemplo, que em dias de jogos é mais fácil vender: o torcedor está mais propenso e aberto a investir na paixão pelo seu clube, então tentamos inserir a venda dentro do conteúdo daquele dia. Outra dica é sempre incluir uma imagem nos links de venda. Além de aumentar a visibilidade, você pode explorar mais o sentimento do possível comprador.