Lomadee
Escrito por Lomadee

Entrevista: Tal Hatarsi, do iRobinHood

A história do Robin Hood original você já conhece: Um herói que vivia na floresta de Sherwood e pegava dos ricos para dar aos pobres. Foi esse personagem que inspirou o nome do projeto: o iRobinHood. Diferentemente do original, esse “Robin Hood” moderno não pega nada de ninguém, na verdade é um canal para as pessoas que querem de alguma forma contribuir com os mais necessitados, mas muitas vezes não sabem como ou não tem tempo para isso.

Tal Hatarsi, um dos fundadores do iRobinHood, esteve na Lomadee para um bate-papo e contou como nasceu o projeto. “A ideia, na verdade, partiu do meu irmão Guy e um amigo dele, há cerca de cinco anos. O iRobinHood é uma plataforma que funciona como um cash back de doação. Quando uma compra é feita em um dos e-commerces afiliados ao projeto, 85% da comissão é destinada a instituições de caridade sem fins lucrativos”, explica. “Uma vez que cada compra automaticamente gera comissão, por que não ajudar as pessoas a doarem parte desse valor para quem precisa? A ideia é que a pessoa continue a viver sua vida, fazer suas compras normalmente e ajude quem precisa no meio desse processo”, completa.

“No inicio, íamos de instituição em instituição apresentando a ideia e dizendo: vamos ajudar as pessoas a doarem para vocês. Eles não acreditavam muito, não tínhamos credibilidade ainda. Hoje, são as organizações que nos procuram querendo cadastrar seus projetos e nos ajudam a divulgar o iRobinHood por meio de suas newsletter ou divulgando a parceria em eventos organizados por elas”, acrescenta Tal. Atualmente o iRobinHood está conectado a milhares de e-commerces em diversos nichos como acessórios e vestuário, livros, eletrônicos, entretenimento, alimentos, bebidas e turismo. O usuário pode escolher entre as dezenas de instituições cadastradas para qual ele deseja direcionar sua doação. São diversas causas que atuam em categorias como animais, cultura, educação, meio ambiente, saúde, erradicação da fome no mundo, entre outras.

Segundo o fundador, credibilidade e transparência são palavras-chave no conceito do iRobinHood. “Ao fazer uma compra, o usuário pode trackear sua transação e acompanhar todo o processo de doação. Isso é muito importante”. Para Tal Hatarsi, apostar em novas ideias e acompanhar as tendências é essencial para continuar a expandir a plataforma. “Fizemos uma parceria com diversas empresas de grande porte, para que elas divulguem a ideia entre seus colaboradores. Ano que vem a ideia é expandir o projeto e focar na tendência mobile”, ele conclui.