Lomadee
Escrito por Lomadee

Estudo Ebit - Webshoppers 37ª edição - 2017

Realizado pela Ebit desde 2001, o Webshoppers é o estudo de maior credibilidade sobre o comércio virtual brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento.

 

O estudo analisa a evolução do e-commerce, tendências, estimativas, mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores, indicando para onde vai o mercado e contribuindo para a tomada de decisão dos públicos que trabalham com e-commerce.

 

Na edição desse ano, a ebit apresenta a avaliação 360º do e-commerce em 2017 e a previsão para 2018, além de contar com a avaliação do mercado de Marketplace no Brasil e com a pesquisa de Cross Border, que observa a evolução do comportamento de compras dos brasileiros em sites internacionais.  

 

Confira alguns dos principais tópicos da 37ª edição!

 

PERCENTUAL DE COMPRAS POR DISPOSITIVO

dispositivos.png 

Seguindo a tendência já esperada, as empresas do setor de comércio eletrônico investiram fortemen­te nas vendas via dispositivos móveis, o que garantiu um total de 27,3% das transações em 2017 atra­vés de smartphones ou tablets, superando os 24,6% do ano anterior.

 

EVOLUÇÃO DOS E-CONSUMIDORES

consumidores-ativos.png

 

Nesse cenário, embora a evolução tenha sido menor do que nos anos anteriores, o e-commerce permaneceu com resultado positivo no ano, impulsionado por fatores como a consolidação do modelo de marketplace e maior número de consumidores virtuais.

 

FORMAS DE PAGAMENTO

Outro destaque para o setor foram as compras à vista ou em até três parce­las, apesar do aumento do parcelamento, resultado da queda da taxa Selic ao longo de 2017. O consumidor optou por aproveitar os descontos para pagamento das compras em parcela única, podendo assim economizar ainda mais por meio do comércio eletrônico. Assim, a venda à vista continua aumentando e já podemos dizer que quase metade de to­das as vendas online foram com pagamento sem parcelamento.

 

meios-de-pagamento.png

 

 

PREVISÃO PARA 2018

O ano de 2018 será marcado por dois importantes even­tos. O primeiro será a Copa do Mundo de futebol, que poderá impactar em aumento de ven­das de certos produtos como televisores, bebidas e artigos esportivos, alguns podendo gerar impactos no volume de vendas para os dias dos jogos da seleção brasileira. Já o se­gundo evento, a eleição presi­dencial, poderá gerar impactos positivos ou negativos para a economia e consumo no país, de acordo com os resultados das urnas.

A Ebit prevê que o movi­mento de migração das vendas para canal online deve continuar forte e, desta forma, estima-se um crescimento no­minal de 12% no faturamento do comércio eletrônico, atin­gindo um total de R$ 53,5 bi­lhões em 2018.

Para ter acesso ao estudo completo, a avaliação do mercado de Marketplace no Brasil e com a pesquisa de Cross Border, acesse a  página do e-bit.