Glossário de Marketing de Afiliados
Nós da Lomadee sabemos o quão difícil é entender alguns termos relacionados ao Marketing de Afiliados, principalmente para quem é novo nesse mundo da afiliação. Pensando nessas pessoas, publicamos um glossário com base em um e-book lançado recentemtente pela Iab, com um conteúdo. Confira abaixo:
A
- Anunciante: E-commerce que disponibiliza seus materiais para serem divulgados pelos afiliados Lomadee.
- Arbitragem: Publishers que utilizam modelos de pagamento alternativos para compra e venda de leads ou vendas por seu intermédio.
- Atribuição: Análise dos diferentes pontos de contato em todos os canais dentro de uma jornada do cliente, utilizando esses dados como base para uma estratégia comercial.
B
- Big data: Refere-se a grandes conjuntos de dados, dos quais são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver ações por meio de análises.
- Bounce rates – taxa de rejeição: A porcentagem de visitantes que visitam apenas a primeira página de um site. Usada como maneira para determinar a relevância do conteúdo.
C
- Clicks: Quantidade de interações de uma peça, seja ela um banner, um link, ou um e-mail marketing.
- Conversor: O Publisher que conduziu o último clique antes da compra.
- Cookie: Cookie é um pacote de dados que são enviados de um website para o navegador do usuário quando este usuário visita o site. Cada vez que ocorre uma visita novamente, o navegador envia o cookie de volta para o servidor para notificar atividades prévias do usuário.
- CPA (custo por ação ou aquisição): É o modelo de compra de mídia por uma ação do usuário dentro da página do anunciante como por exemplo: Vendas, ativação de cadastro. Pode ser mensurado por comissão por venda ou valor único.
- CPC (custo por clique): Pagamento por cliques enviados para sites de anunciantes.
- CPD (custo por download): Também conhecido como CPI, ou custo por instalação, é o pagamento realizado para o Publisher quando ele direciona um usuário a instalação ou o download de um aplicativo mobile.
- CPL (custo por lead): Utilizado para o pagamento cada vez que um usuário envia informações básicas de contato.
- CPM (custo por mil): Isso significa custo por mil impressões. Geralmente é o pagamento por formatos de displays.
- CTR (click through rate): Percentual de clientes que clicaram em um anúncio ou link depois de vê-lo.
E
- ECPC: Indicador de campanha que mostra a relação entre a quantidade de cliques gerados versus a comissão aprovada, ou seja, quão rentável a campanha é em relação ao investimento feito pelo afiliado.
F
- Funil de compras: Um modelo de conceituar a jornada do cliente. As etapas são: consciência, interesse, consideração, preferência e venda.
I
- Impressões: Quantidade de vezes que o banner foi exibido ao usuário em determinado site/página.
J
- Janela de comissão: É o período de tempo entre o click que o usuário fez no banner/link/e-mail que o afiliado divulgou e a realização da compra de fato. Cada anunciante possui um período de janela de comissão diferente. O usuário quando clica em um material Lomadee e não faz a compra no momento, mas a realiza o pedido dentro dessa janela de comissão, o afiliado é comissionado por essa venda.
L
- LTV (life time value): Gasto total do cliente desde a aquisição até o final do período em que é um cliente.
P
- Publisher/afiliado: Produtores de conteúdo, sejam eles em blogs, sites, portais, redes sociais ou bases de e-mail que divulgam os produtos por meio dos materiais disponibilizados pelos anunciantes.
- Publicidade nativa: Uma técnica de marketing online que fornece conteúdo no contexto da experiência do usuário.
R
- ROI: Retorno sobre o investimento. Uma métrica importante para medir a rentabilidade de qualquer atividade de marketing.
T
- Ticket Médio: Valor médio dos produtos vendidos.
- Taxa de conversão: Indicador de campanha que mostra a quantidade de cliques feitos em cima das transações criadas, ou seja, quantas das pessoas que clicaram de fato fizeram compras. Uma taxa de conversão no varejo considerada boa é acima de 0,6%.