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Escrito por Lomadee

Glossário de Marketing de Afiliados

Nós da Lomadee sabemos o quão difícil é entender alguns termos relacionados ao Marketing de Afiliados, principalmente para quem é novo nesse mundo da afiliação. Pensando nessas pessoas, publicamos um glossário com base em um e-book lançado recentemtente pela Iab, com um conteúdo. Confira abaixo: 

A

  • Anunciante: E-commerce que disponibiliza seus materiais para serem divulgados pelos afiliados Lomadee.
  • Arbitragem: Publishers que utilizam modelos de pagamento alternativos para compra e venda de leads ou vendas por seu intermédio.
  • Atribuição: Análise dos diferentes pontos de contato em todos os canais dentro de uma jornada do cliente, utilizando esses dados como base para uma estratégia comercial.

B

  • Big data: Refere-se a grandes conjuntos de dados, dos quais são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver ações por meio de análises.
  • Bounce rates – taxa de rejeição: A porcentagem de visitantes que visitam apenas a primeira página de um site. Usada como maneira para determinar a relevância do conteúdo.

C

  • Clicks: Quantidade de interações de uma peça, seja ela um banner, um link, ou um e-mail marketing.
  • Conversor: O Publisher que conduziu o último clique antes da compra.
  • Cookie: Cookie é um pacote de dados que são enviados de um website para o navegador do usuário quando este usuário visita o site. Cada vez que ocorre uma visita novamente, o navegador envia o cookie de volta para o servidor para notificar atividades prévias do usuário.
  • CPA (custo por ação ou aquisição): É o modelo de compra de mídia por uma ação do usuário dentro da página do anunciante como por exemplo: Vendas, ativação de cadastro. Pode ser mensurado por comissão por venda ou valor único.
  • CPC (custo por clique): Pagamento por cliques enviados para sites de anunciantes.
  • CPD (custo por download): Também conhecido como CPI, ou custo por instalação, é o pagamento realizado para o Publisher quando ele direciona um usuário a instalação ou o download de um aplicativo mobile.
  • CPL (custo por lead): Utilizado para o pagamento cada vez que um usuário envia informações básicas de contato.
  • CPM (custo por mil): Isso significa custo por mil impressões. Geralmente é o pagamento por formatos de displays.
  • CTR (click through rate): Percentual de clientes que clicaram em um anúncio ou link depois de vê-lo.

E

  • ECPC: Indicador de campanha que mostra a relação entre a quantidade de cliques gerados versus a comissão aprovada, ou seja, quão rentável a campanha é em relação ao investimento feito pelo afiliado.

F

  • Funil de compras: Um modelo de conceituar a jornada do cliente. As etapas são: consciência, interesse, consideração, preferência e venda.

 

I

  • Impressões: Quantidade de vezes que o banner foi exibido ao usuário em determinado site/página.

 

J

  • Janela de comissão: É o período de tempo entre o click que o usuário fez no banner/link/e-mail que o afiliado divulgou e a realização da compra de fato. Cada anunciante possui um período de janela de comissão diferente. O usuário quando clica em um material Lomadee e não faz a compra no momento, mas a realiza o pedido dentro dessa janela de comissão, o afiliado é comissionado por essa venda.

 

L

  • LTV (life time value): Gasto total do cliente desde a aquisição até o final do período em que é um cliente.

 

P

  • Publisher/afiliado: Produtores de conteúdo, sejam eles em blogs, sites, portais, redes sociais ou bases de e-mail que divulgam os produtos por meio dos materiais disponibilizados pelos anunciantes.
  • Publicidade nativa: Uma técnica de marketing online que fornece conteúdo no contexto da experiência do usuário.

 

R

  • ROI: Retorno sobre o investimento. Uma métrica importante para medir a rentabilidade de qualquer atividade de marketing.

 

T

  • Ticket Médio: Valor médio dos produtos vendidos.
  • Taxa de conversão: Indicador de campanha que mostra a quantidade de cliques feitos em cima das transações criadas, ou seja, quantas das pessoas que clicaram de fato fizeram compras. Uma taxa de conversão no varejo considerada boa é acima de 0,6%.