Lomadee
Escrito por Lomadee

Gustavo Caetano: 8 dicas de um empreendedor de sucesso

Em 2015 o site Business Insider, que é um dos mais importantes sites americanos focado em negócios, trouxe uma lista de 9 jovens que são os “Mark Zuckerberg” ao redor do globo. Entre eles está Gustavo Caetano, o fundador brasileiro e CEO da Samba Tech, responsável por tornar sua empresa de jogos para celular a maior plataforma de vídeos da América Latina.

 

De acordo com o seu próprio site:  “foi eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da Internet pela Revista GQ e ganhou por duas vezes o prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web). Sua startup foi eleita por 3 vezes nos Estados Unidos como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou como uma das 10 Startups para se observar na América Latina.”

 

Na palestra realizada para o VTEX, o jovem mineiro explica com bom humor alguns dos perfis e  segredos para se tornar um empreendedor de sucesso enquanto conta toda sua história desde o começo desta jornada.  Um dos questionamentos que ele traz ao longo do discurso é: “como criar negócios inovadores em países que a maioria das empresas está preocupada apenas em fechar o mês?”

 

Vejo quais os principais insights que ele traz em 8 dicas:  

  1. Logo no início da palestra ele reforça que o empreendedor de hoje não é mais aquela pessoa que é mandada embora e tenta fazer uma empresa funcionar no susto. O perfil é de maior planejamento e estudo.

 

  1. Sua empresa nasceu a partir de uma necessidade pessoal, baixar jogos no celular, serviço até então inexistente no Brasil. Ou seja, muitas vezes as oportunidades de negócios estão nas nossas próprias demandas como consumidor não atendidas.

 

  1. A primeira parceria veio de uma empresa que já oferecia esse serviço em Londres, para quem ele apresentou um plano de negócios e com quem fechou seu primeiro contrato. Posteriormente ele recebeu um investimento brasileiro de 100 mil dólares. Moral da história: aprenda a vender sua ideia e unir se a projetos maiores.  

 

  1. Em dado momento, as operadoras de celular quiseram diminuir os lucros da Samba Tech. Basicamente a empresa estava perdendo valor. O que indica que é preciso se  preparar para esse momento em que terá muito mais pessoas fazendo o que talvez só você fazia no começo.
     

 

  1. Gustavo Caetano começou a pensar no futuro e chegou à conclusão que existiria uma demanda cada vez maior pelo consumo de vídeos. Passou então a oferecer plataforma de vídeos para emissoras de televisão no lugar de apenas jogos. Aqui ele ensina que é preciso estar sempre um passo à frente e aprender a se reinventar em um mercado que muda constantemente.
     

 

  1. Outra característica essencial que ele nos ensina é aprender a correr riscos. “Blefar” um pouco para se envolver em ambientes de interesse e ter coragem para abordar aqueles que podem comprar a sua ideia. Muitos dos negócios que ele fechou foi enviando e-mails aleatórios e até aumentando algumas situações que o ajudassem a dar certo.

 

  1. Lembrando das origens, ele comenta que apesar de ter vindo de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, ele se tornou influente no mercado nacional e internacional, tendência que ele reforça ser cada vez mais comum, graças à internet, que nos permite pesquisar e ter acessos que antes só era possíveis para os grandes centros urbanos. De acordo com ele, pessoas de todos os lugares do mundo podem se destacar e serem inovadores, já que todos têm acesso ao conhecimento.

 

  1. Para competir no mercado não é preciso olhar para as grandes empresas de sucesso e querer imitar os grandes. Ele ensina que “pensar pequeno”, mas com criatividade e inovação de mercado pode ser muito mais relevante em um momento em que as pessoas estão muito abertas à mudança.  Em resumo, você não compete com uma empresa grande de igual para igual, mas ataca os detalhes que fazem a diferença mas que eles não estão pensando porque são grandes demais para testar isso.

 

Assista o vídeo completo clicando aqui (: