Inovações tecnológicas e suas fórmulas
O You PIX CON, evento sobre conteúdo digital, inovações tecnológicas e web marketing no qual a Lomadee estava presente, pode proporcionar muitos aprendizados com as palestras apresentadas por lá. Washington Theotonio, Diretor de Inovação em Comunicação da Globo, ministrou uma palestra sobre “A fórmula da inovação”, a qual será abordada neste post.
Pode-se dizer que a fórmula da inovação é a junção de vários conceitos importantes no mercado e que tem de ser postos em prática para se obter sucesso com ideias e projetos.
O primeiro item da fórmula é o “Erro”
Isso se dá porque para inovarmos, é preciso errar. O erro é parte do processo de inovação, e neste momento você nunca tem certeza do que está fazendo, então ele acaba se tornando parte do aprendizado.
Um case muito interessante no mercado de uma empresa que aprendeu com o erro é o da Trip Advisor, a qual começou sendo B2B e, após entender que estavam fazendo tudo errado, tiveram que mudar todo o planejamento e transformar o modelo de negócios em B2C. Para fazer isso, é preciso ter muita coragem e, sendo assim, do erro surge uma oportunidade.
“Erre muito, erre controlado, erre para acertar.”
O segundo item da fórmula é “Compartilhar”
Quando você compartilha algo, você está colaborando com alguém que possui a mesma ideia e problema que você. Além disso, o compartilhamento de ideias, erros, entre outras questões, faz com que as pessoas passem a pensar diferente, estimulando a criatividade e inovação.
“Compartilhar com sabedoria e compartilhar sem medo.”
O terceiro item da fórmula é “Diversificar”
Quando agrupamos pessoas diversas numa mesma ideia, pra um mesmo objetivo, acabamos criando coisas inovadoras. E isso é a mais pura verdade. Às vezes, as pessoas que estão sempre ao seu redor tem ideias parecidas com as suas, então é importante ir atrás de novas opiniões, novos conselhos, etc. A verdade é que a diversidade nos deixa mais inteligentes.
“Diversifique suas amizades, diversifique suas ideias, bota a cara no sol.”
O quarto e último item da fórmula são os “Seguidores”
Depois que você erra, compartilha o erro e diversifica as opiniões a respeito de algo, é preciso multiplicar toda a experiência que conseguiu obter para mais e mais seguidores.
“Defina o seu por que, comunique o seu por que e me deixe te defender.”
Resumidamente, a fórmula da inovação é: “Errar, compartilhar os erros e aprendizados, diversificar os pontos de vista e multiplicar por seguidores.”
Coloque-a em prática e obtenha sucesso em seus projetos e ideias!