Lomadee
Escrito por Lomadee

Lomadee no YouPIX Con: Um papo sobre revolução tecnológica!

No dia 23 de setembro de 2015, estavam reunidos os mais relevantes creators, veículos, plataformas e líderes da revolução criativa digital para discutir o mercado no evento fechado YouPIX CON – The Creators Conference.

Marketing de Afiliados

Diferentemente do YouPIX Festival, este novo formato de evento tem como principal objetivo o conhecimento, engajamento e discussões sobre um mercado que se torna cada vez mais relevante, que é o de conteúdo digital. Os temas discutidos por lá foram divididos em quatro principais blocos, sendo eles: Conteúdo, Negócios, Tendências e Plataformas. A Lomadee ofereceu o bloco de Negócios, mostrando o quanto é importante o nosso papel na monetização de conteúdo na internet.

Durante o mês de outubro, abordaremos por aqui o conteúdo de algumas palestras bem relevantes que assistimos no evento e, para estrear esse ciclo de posts, iremos começar com a da Isabela Ventura, diretora da Lomadee, a qual discute sobre o impacto das mídias segmentadas na forma como as pessoas se relacionam com o consumo de conteúdo e informação.

Marketing de Afiliados

“Blogs, vlogs e redes sociais: “A nova revolução tecnológica”

Na segunda metade do século XX, a partir da filosofia e das críticas de Nietzche a respeito da modernidade, surge a “Pós-Modernidade”, fase concentrada na ruptura dos modos tradicionais de interpretação do mundo. Assim, a política que era universal passa a ser a política das minorias, cheia de narrativas múltiplas sobre um mundo também múltiplo.

A internet surgiu nos anos 60, usada primeiramente pelo Departamento de Defesa dos EUA, no período da Guerra Fria. Em 1969, ela serviu para conectar universidades do país e, somente em 1990 é que ocorre a privatização da internet.

“A Internet é o tecido de nossas vidas, e a história da criação e do desenvolvimento da Internet é a história de uma aventura humana extraordinária” – Manuel Castells

Marketing de Afiliados

Internet e o Ciberespaço 

Com o surgimento da internet e a sua evolução, o termo Ciberespaço popularizou-se rapidamente como uma rede de transmissão universal, de “todos para todos”, em que o “espaço virtual” supriria completamente a necessidade de um espaço “real” para a ocorrência da comunicação. Ele é como um espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Para Lévy, Ciberespaço não deve ser considerado um meio, e sim um metameio, pois integra e prolonga todas as mídias anteriores (escrita, alfabeto e a imprensa).

Junto do Ciberespaço, surge a Cibercultura, na qual a linguagem vive e eleva-se em direção a formas mais leves, mais rápidas, mais evolutivas, onde em cada etapa dessa evolução a cultura humana torna-se mais potente, rápida e criativa.

Uma revolução tecnológica está remodelando a base material da sociedade em ritmo veloz e as redes sociais estão crescendo cada vez mais, criando novas formas de comunicação, moldando a vida de quem as utiliza e também sendo moldadas por ela. Dessa forma, a partir das redes sociais vemos cada vez mais um apontamento para a anulação das restrições espaciais, ignorando as distancias e as fronteiras.

“Cada vez mais, as pessoas estão organizadas não simplesmente em redes sociais, mas em redes sociais mediadas por computador”. (Castells, 2003, p. 110) 

Marketing de Afiliados

Sociedade em rede

Com o surgimento e a popularização dos termos como sociedade em rede, comunidades virtuais, e o impacto das novas tecnologias comunicacionais digitais sobre as relações sociais contemporâneas no cotidiano, apontam assim para as rápidas e profundas alterações nas formas como nos relacionamos uns com os outros.

Sendo assim, a grande potencialidade existente no contexto das redes sociais alude ao fato de que a informação não se encontra mais centralizada, o seu detentor não é mais uma única pessoa, ou instituição, ampliando assim, as fontes de informação. As conexões existentes vindas das interações estabelecidas a partir das redes sociais criam possibilidades para que pessoas atuem como uma espécie de multiplicadores e organizadores de uma determinada comunidade. É pela interatividade digital que possibilidades descentralizadoras do poder podem se estabelecer.

Hoje são as novas formas sociais, novas formas de saber e, consequentemente, as novas formas de poder, que permeiam todo o corpo social na contemporaneidade e que vislumbram a formação de um novo tipo de sociedade.

Marketing de Afiliados