Lomadee
Escrito por Lomadee

Marketing de Afiliados e o Mercado da Beleza

 

O que difere o Marketing de Afiliados de qualquer outra forma de publicidade é que ele permite que o Afiliado se dedique ao que gosta e fale de temas que o motivem. E se tem algo que o mercado brasileiro gosta de falar é de beleza, não é mesmo? Por isso, hoje queremos falar sobre tutoriais, editoriais e reviews – tudo que envolva esse mercado que só cresce no Brasil! Vem com a gente =)

Segundo César Tsukuda diretor da Beauty Fair,  o mercado da beleza é conhecido pelo efeito batom. Não sabe o que é?  A gente te explica: você conhece alguém que já terminou um batom? Pois é, nós também não. O mercado da beleza é exatamente assim – ele não se esgota, não termina, por mais que a situação em outras áreas esteja desaquecida. Em tempos de dificuldades financeiras, o consumidor compra mais itens que dão pequenos prazeres e o mercado da beleza não para nunca!

Consumer Research Beauty Fair, realizada pela Nielsen, mostra que a internet é pontuada com um canal com nota 8 para se realizar compras de beleza. Assim, com um mercado que não se esgota e com grande atratividade do público para o digital, ter um canal de beleza parece ser a saída para tudo. Porém, as coisas não são tão simples - com a procura, vem a grande diversidade de canais falando sobre esse tema. Como se destacar nesse meio?

Nesse mercado, um canal de beleza exerce a função que um promotor teria na loja física: ele é responsável por indicar produtos, marcar, fazer reviews – ou seja, é cobrado para ter conhecimento sobre o tema. É claro que em qualquer nicho isso é necessário, mas lembre-se de que quem segue canais de beleza é realmente apaixonado por esse tema e quer sempre ouvir de um verdadeiro especialista. Assim, está liberado abusar de editorias de beleza e tutoriais: ninguém é fiel a um único canal e é sempre necessário fazer seu cliente voltar para se educar, inspirar e, consequentemente, comprar com você.

Outro ponto de atenção é a experiência do usuário. Para que suas conversões cresçam, você precisa entender como seu cliente gosta de comprar no seu site e entregar um conteúdo que facilite isso cada vez mais para ele. Por isso, acompanhe de perto as compras que ele faz – nesse mercado, a maioria dos cliente têm vínculos emocionais com algumas marcas – perceba quais marcas mais queridas, as mais vendidas,  cores e efeitos usados no momento e as privilegiem para sempre agradar seu tráfego.

Além disso, por ser um mercado que vive de tendências, a beleza se renova muito rápido –como publisher e produtor de conteúdo, nossa dica é você sempre se manter atento, procurar benchmarkings bacanas e novos insights. Além de comprar, os clientes querem aprender e saber como usar o produto que estão adquirindo.

Para te ajudar a se desenvolver nesse meio, siga esses quatro passos para guiar suas ações:

ATRAÇÃO

Crie conteúdos, vá construindo pouco a pouco uma reputação dentro desse nicho, utilize ferramentas de performance que a atração de tráfego será garantida – com as pessoas dentro do seu canal, você poderá mostrar tudo que tem a oferecer a elas.

VENDA

O momento da compra deve ser algo natural para o cliente. Assim, tome cuidado para não dificultá-la. Deixe o produto claramente disponível, com as especificações de marca, recomendações de uso e preço.

CONQUISTA

Uma boa compra é o que trará mais possibilidades do cliente comprar de novo com você. Nós sabemos que essa é uma etapa que depende do anunciante que você divulga, por isso sugerimos que você priorize aqueles que tenham sempre boas condições de pagamento, variedade e produtos específicos.

ENGAJAMENTO

Faça seu público saber que você sempre será o melhor canal para se comprar! Entre em contato com os clientes, crie fóruns de discussão – torne-se referência!

O mercado da beleza é realmente bem amplo e se você gosta do tema, se joga nesse nicho! Uma última dica que damos é se lembrar que você não precisa necessariamente falar sobre tudo – cuidados com a pele ou cuidados com cabelo cacheado são exemplos de ótima categorias nas quais você pode se especializar! Aproveite o efeito batom!