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Escrito por Lomadee

Marketing de Conteúdo aliado a um programa de afiliados

 

Marketing de Conteúdo

 

Uma das estratégias de Marketing Digital que vem ganhando espaço no mercado é o Marketing de Conteúdo, sendo uma das principais tendências digitais de 2016. Segundo um estudo realizado pela Tracto em parceria com a Content Marketing Institute, seis em cada dez empresas utilizam o marketing de conteúdo para alcançar resultados reais em vendas e retenção de clientes. Neste post, entenda de uma vez por todas essa estratégia e a implemente em seu planejamento para converter muito mais,  aliando-a ao marketing de afiliados.

Marketing de conteúdo: o que significa?

De acordo com a Contentools, marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Esse conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos tutoriais, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, webinários, infográficos, entre outros.

Um dos hábitos de boa parte dos consumidores que só cresce cada vez mais na era pós-digital é pesquisar online antes de comprar um produto seja na loja física ou na virtual, e é aí que entra essa estratégia de criar conteúdo relevante para conquistar o cliente. O processo que rodeia o marketing de conteúdo atrai, informa e envolve o consumidor, se baseando basicamente no relacionamento com o cliente (para que isso aconteça, é muito importante utilizar um mecanismo onde o seu visitante consiga deixar um e-mail de contato). O ideal é sempre transformar um visitante que acessa o seu canal em um cliente, o qual deverá ser trabalhado devidamente para fidelizá-lo.

Funil de vendas - Marketing de Conteúdo

Como atrelar o Marketing de Conteúdo a um programa de afiliados

Se você trabalha com marketing de afiliados, saiba que a estratégia de Marketing de Conteúdo está totalmente aliado a ele, uma vez que o seu trabalho é fazer com que os consumidores comprem determinado produto via sua divulgação e não diretamente pela loja virtual, o que significa que, para que isso aconteça, deva existir uma certa persuasão do seu lado e, consequentemente, a fidelização gerada pelas suas ações.

O primeiro passo para trabalhar com essa ferramenta é descobrir o seu público-alvo. Pode parecer clichê dizer isso, mas é de suma importância traçar o perfil do seu consumidor para que tudo seja feito pensado nele. É comum em um planejamento de marketing de conteúdo a criação de uma Buyer Persona, a qual é um personagem ou a representação fictícia do seu cliente, para lhe dar um norte de como seguir com as suas divulgações.

É fundamental escrever o que o seu público quer ouvir. Uma simples avaliação de produto já não satisfaz mais o cliente como antigamente. Ele quer ouvir comentários pessoais sobre o desempenho de um novo celular no mercado, por exemplo, ler um conteúdo mais detalhado abordando como esse celular funciona no dia a dia e, se possível, vê-lo sendo utilizado, em uma review em vídeo. É esse tipo de conteúdo que vai fazer com que o consumidor decida que é o momento de comprar e converta por meio do seu canal. Portanto, capriche nas reviews de produtos em vídeos, resenhas escritas, infográficos, comparativos entre modelos... enfim, quanto mais conteúdo educativo, melhor!

Assim que você conseguir fazer com que o seu público comece a comprar via seus anúncios, é importante manter uma periodicidade na divulgação das ofertas e também do seu conteúdo produzido, o qual deve estar onde o seu público está presente. Crie um calendário de e-mail marketing com um conteúdo que seja relevante para ele. O importante é marcar presença ao ponto dele antes de comprar algo, consultar o que você tem a dizer a respeito daquele determinado produto.

Além disso, sempre promova o seu conteúdo na maior quantidade de canais acessíveis ao seu público-alvo. As redes sociais são ótimas aliadas nesse momento de promoção mas não são as únicas alternativas para utilizar essa estratégia, como mostra na imagem abaixo:

Formas de Marketing de Conteúdo

Assim como o Marketing de Afiliados, o Marketing de Conteúdo também é considerado um "trabalho de formiguinha", que traz mais resultados a longo prazo do que a curto prazo. Uma estratégia de conteúdo também ajuda a aumentar o tráfego do seu canal, atraindo uma audiência maior e qualificada, e tudo isso com um custo por volta de 50% mais baixo do que qualquer tipo de publicidade online ou offline. Lembre-se sempre que leads gerados por conteúdo são mais propensos a conversão!

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.