Lomadee
Escrito por Lomadee

Monetizar e fazer a diferença: O Polen

 

polenNo primeiro semestre de 2016 a Lomadee começou em clima de coletividade e apoio social com o Projeto Eduque e Transforme, mas felizmente não é só a plataforma que acredita em formas de cooperação e crescimento pelos meios digitais. O empresário e afiliado Fernando Ott também encontrou uma forma de fazer monetizar sua parte através do plugin O Polen, que existe desde 2014.

 

O próprio nome já diz muito sobre o projeto, pois assim como as abelhas e insetos que polinizam plantas e flores permitindo sua reprodução, através do Polen é possível espalhar ajuda a muitas pessoas repartindo o valor de compras online com Ongs e instituições de arrecadação de fundos. O fundador Fernando Ott explica: “Criando uma nova forma de ajudar, o Polen une a necessidade das lojas em ter responsabilidade social e a vontade de muitas pessoas de ajudar uma causa com o grande buraco de arrecadação das ONGs.”

monetizar com o polen
Time completo do Polen

Foram 6 anos atuando principalmente no mercado de e-commerce para  empresas como Walmart, B2W, PRNewswire e Buscapé, quando surgiu a ideia de empreender por um modelo que permitisse fazer a diferença também no âmbito social. “A Lomadee foi um parceiro muito importante para nós. Quando definimos o modelo de negócio que seguiríamos, realizar parceria com cada e-commerce era inviável para uma startup que precisava testar e colocar rapidamente seu produto no mercado. A Lomadee nos permitiu ter acesso às primeiras 30 lojas, o que viabilizou através de uma integração rápida nosso lançamento ainda em 2014”, comenta Fernando.

Hoje são 75 Ongs parceiras via Polen compras, entre elas ABRINQ, APAE SP, Instituto da Criança, Inst. Ronald McDonald, Rotary e TETO, sendo que todas elas são escolhidas através de critérios como idoneidade, transparência e também o potencial que elas possuem para conquistarem novos apoiadores a partir da ferramenta.

Além das parcerias, existe também o blog,  Mundo Beelieve, responsável  por conteúdo com mensagens positivas e também histórias de pessoas que podem ser ajudadas através do Polen.

O Polen: Entenda Como Funciona e como monetizar

Inspiração para a vida

Confira também a entrevista que realizamos com o fundador e empresário Fernando Ott e se inspire nos ideais e filosofias que levaram à criação do Polen:

1. Qual a principal motivação para ajudar as pessoas e como isso transforma sua vida como um todo?

A missão do Polen é criar maneiras sustentáveis de captação para Ongs e provocar uma mudança na maneira em que são feitas as ações comerciais. Acreditamos em um mundo onde toda compra ou transação pode resultar em um bem para a sociedade. Além disso, vislumbramos a melhoria de vida das ONGs e Instituições a partir da evolução de seus modelos.

2. Quantas pessoas trabalham hoje na empresa e qual o perfil que busca em profissionais e parceiros como um todo?

Hoje a equipe é formada por 7 pessoas. A primeira coisa que procuramos em quem integra o time do Polen é o quão envolvido com o lado social essa pessoa é, inclusive nossos desenvolvedores. Antes mesmo do talento, buscamos pessoas que querem de alguma forma melhorar o mundo, acreditam que isso é possível e veem no Polen uma forma pra essa mudança acontecer.

 3. Você acredita que as pessoas estão mais preocupadas em ajudar?

Desde que começamos a trabalhar com o Polen, e principalmente após iniciarmos as operações na Inglaterra percebemos um comportamento diferente na cultura de doação dos jovens. A vontade de ajudar dessa nova geração é muito maior do que a da geração anterior, mas mesmo assim, as doações de pessoas abaixo de 30 anos caíram de 8% para 3% nos últimos 20 anos. Isso ocorre pois a forma como Ongs captam recurso não se comunica com essa nova geração. Eles procuram uma experiência, não apenas doar por doar.

E é isso que o Polen tenta fazer. Inserir a doação na rotina diária das pessoas, criando aos poucos uma relação entre pessoa, empresa e causa apoiada.

4.  Qual sua opinião sobre o Projeto Eduque e Transforme promovido pela Lomadee este ano?

Acredito muito nesse tipo de iniciativa. Creio que o futuro da captação de recursos é estar de mãos dadas com empresas, pessoas e causas sociais onde todos se beneficiem fazendo o bem. Por isso fico muito feliz em ver que mais empresas estão tendo iniciativas como a da Lomadee com o Projeto Eduque e Transforme.

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados