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Escrito por Lomadee

Monetize com artigos esportivos: case Guia do Boleiro!

 

Futebol é com o guia do boleiro

Na semana em que se inicia a Copa Libertadores da América (17 de Fevereiro) e também é comemorado o Dia do Esporte (19 de Fevereiro), nada mais coerente do que falar de futebol, o esporte queridinho dos brasileiros! Aliás, quem gosta mesmo de futebol não só torce, mas chora, sorri, se emociona, acompanha e compra desde a camiseta até o chaveiro do time preferido. O Gustavo e o Levi, jornalistas formados pela Cásper Libero e editores do site Guia do Boleiro, encontraram até uma forma de ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam: falar sobre isso! Monetize com artigos esportivos!

O Gustavo já trabalhou para a Nike e pode identificar que existia um público apaixonado não apenas por acompanhar o futebol, mas também pelos equipamentos da modalidade. Junto com o Levi, que trabalhava em redações esportivas, foi criado o site Guia do Boleiro, atualmente hospedado pelo Ig. A ideia do site é escrever resenhas sobre as novidades de produtos relacionados ao esporte e quando possível, também indicar a loja de compra para os leitores através de links gerados pela Lomadee.

Monetize com artigos esportivos
Exemplo de divulgação dos produtos da Nike no site Guia do Boleiro

Amor pelo futebol = amor pelo produto

Os dois que já são apaixonados por futebol, também recebem feedbacks constantes tanto nos comentários das matérias como nos posts em redes sociais. “Alguns leitores acabam até virando “torcedores” das marcas e discutem entre si sobre qual delas cria os melhores designs, qual chuteira é melhor para cada tipo de jogador, etc.”, comenta Levi.

Sobre a influência das marcas, ele ainda acrescenta um ponto importante: “Hoje as maiores marcas são intimamente identificadas com os clubes que patrocinam. Todo mundo sabe que o Barcelona, o Neymar e o Cristiano Ronaldo são da Nike, o Real Madrid e o Messi da Adidas. Isso faz com que uma parte do público até passe a “torcer” pelas marcas como faz com os times, o que com certeza é um grande marketing gratuito para as empresas. Além disso, elas investem milhões em pesquisa para melhorar cada dia mais as tecnologias oferecidas aos atletas profissionais, o que às vezes impacta até o desempenho dentro de campo”.

Isso indica aos publishers de qualquer área que para algumas modalidades de vendas os fatores emocionais atrelados têm uma grande relevância e que muitas vezes não é só o preço ou mesma as especificações técnicas que contam. É preciso entender qual “fórmula” funciona melhor para cada site. No caso do Guia do Boleiro alguns dos fatores que mais influenciam nas vendas são: público, afetividade, timing e sazonalidade.

O público define que o assunto será focado em produtos relacionados ao futebol, a afetividade irá direcioná-los para as marcas que patrocionam os times do coração, o timing é importante para oferecer produtos em lançamentos e também para entender quais os produtos que chegam e quando chegam ao Brasil. Além disso também existe a questão da sazonalidade: “Os grandes eventos influenciam inclusive a chegada de inovações tecnológicas, como foi a Copa de 2014 quando a Nike apresentou suas primeiras chuteiras de cano alto. Em 2016 com certeza podemos esperar mais novidades por conta  da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro.”

futebol

Monetize com artigos esportivos

Entendendo qual a fórmula do seu site é possível começar a pensar em maneiras de monetizar e nesse sentido o site Guia do Boleiro considera a Lomadee como uma ponte interessante, pois agiliza a procura do leitor por um produto e ao mesmo tempo fornece um retorno financeiro ao Publisher.

Por isso a plataforma sempre trabalha com anunciantes de esportes justamente para que nossos publishers não percam oportunidades na categoria, mas torce mesmo é pelos afiliados e comemora junto quando eles fazem gol, ou melhor, monetizam!

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados