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Escrito por Lomadee

O Observatório do Cinema mostra que o mercado digital não é feito só de Black Friday

 

Para quem não sabe, no dia 26 de fevereiro vai acontecer o Oscar, principal evento de premiação de cinema do mundo. E para que você entenda um pouco a importância dessa data para os produtores de conteúdo desse nicho, conversamos com um dos publishers Lomadee , o Observatório do Cinema, que contou para gente  sua trajetória e o quanto aproveitar datas comemorativas específicas para o seu público é importante para a qualidade do seu tráfego. Leia agora e veja como fazer o mesmo para o seu canal =). 

O Observatório, criado em 2014 pelo Neuber Fischer e Diego Almeida, nem sempre foi um importante canal de cinema sob o guarda-chuva do UOL. Segundo Neuber, “as dificuldades foram muitas no início, porque o volume de trabalho era enorme e surgiram necessidades, como problemas técnicos, falta de verba, baixo tráfego, entre outros pontos. Porém, o segredo é ter dedicação, persistência e coragem para dar o start”.

Com muito foco e vontade, o Observatório começou a ganhar relevância quando se tornou um canal que abrangia todos os aspectos do cinema e séries, produzindo textos, desde críticas de filmes, direção, fotografia, até roteiro e curiosidades – e foi com essa  oportunidade que eles começaram a crescer e surgiu a parceria com o R7, que na época foi crucial para o impulsionamento do site. 

De acordo com eles, “para conseguir parcerias, primeiro tivemos que alcançar um patamar de tráfego orgânico que fosse interessante para os grandes portais, além, claro, da produção de conteúdo de qualidade. As parcerias são muito importantes para o crescimento tanto do tráfego, quanto do faturamento, assim como em tantos outros setores, na internet também não se faz nada sozinho”.

Uma estratégia importante  adotada por eles foi o volume alto de conteúdo – no início, os sócios publicavam em média cinquenta textos por dia, que eram produzidos por eles - para termos uma ideia, hoje eles têm um time de mais de 10 pessoas. Mas eles explicam que isso foi necessário porque o público de cinema é feito de verdadeiros fãs, que são ativos e que realmente buscam muitas informações e curiosidades - ou seja, é importante alinhar seu fluxo de conteúdo ao desejo do público.

Eles comentaram também que, para esse nicho específico, anúncios inseridos ao conteúdo  de um texto costumam ter uma boa performance.

Além disso, o Observatório aproveitou o papo para dar dicas para se ter sucesso como publisher de conteúdo digital:

  • Escolher o nicho de assunto que você gosta e tem propriedade para falar;
  • No primeiro momento, se preocupar com o prazer de se dedicar ao conteúdo – afinal, os resultados podem demorar para aparecer;
  • Criar conteúdo com dedicação e carinho, para que o público valorize seu esforço;
  • Evitar focar só na comissão, afinal, nem sempre ter muitos anúncios é a melhor estratégia. Em muitos casos, é melhor ter poucos e bons anúncios – assim você polui menos seu site e entrega apenas o que seu público deseja.

Outra dica que eles deram é planejar seu site a longo prazo e afirmam: o Marketing de Afiliação e AdSense são as principais formas de monetizar nesse nicho.

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Oscar

Como falamos, por ser o principal evento do cinema, a data exige muito esforço de quem produz conteúdo sobre cinema. Isso porque o trabalho começa bem antes da data – há a cobertura de pré-indicados, crítica dos filmes, palpites dos vencedores e muito outros. Além disso, o Oscar abrange um público muito maior do que o clássico fã de cinema. Por isso, o conteúdo em torno da premiação deve ser muito forte – lista, galerias, retrospectivas e curiosidades relacionadas a data são ótimas apostas”, diz Neuber.

Uma informação interessante é que a data é conhecida por movimentar o Twitter – então é muito importante que os canais de cinema estejam lá, até porque a interação no Twitter no dia pode garantir um conhecimento de marca, aumento de tráfego e até culminar indiretamente em comissões.

Outra dica que o Observatório dá é ficar atento a outras datas além do Oscar, como o lançamento de filmes muito aguardados ou estreia de séries. Ou seja, o segredo é compreender sua sazonalidade.

Assim, a dica final do Observatório é ter foco e procurar alternativas viáveis para cada momento. Nem sempre é possível fazer o que se quer, então temos que fazer o que dá e seguir em frente. Paciência e persistências são imprescindíveis. Tenha determinação, não é fácil viver do que se ama, mas é possível!”

E você? Se inspirou na história do Observatório do Cinema e vai focar no seu negócio também?

Ah! Não esqueça de entrar no canal e ler tudo sobre os indicados ao Oscar \o/ :

"Um limite entre nós"
"Até o último homem"
"A qualquer custo"
"Estrelas além do tempo"
"La La Land: cantando estações"
"Lion: uma jornada para casa"
"Manchester à beira-mar"
"Moonlight: sob a luz do luar"

 

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