Lomadee
Escrito por Lomadee

O Poder das Parcerias On-line

Quando você pensa em marketing digital, vem logo à cabeça que precisará investir dinheiro para se tornar conhecido, não é mesmo?

 

Pois bem. Mas temos uma boa notícia para você. Nem sempre você precisará aplicar dinheiro para ser conhecido. Há outras formas de se autopromover e o melhor, de maneira gratuita: Uma delas é a famosa Parceria! Ela parte de uma política de troca entre produtores de conteúdo digital ou mesmo entre produtores e empresas com interesses em comum e podem ajudar a alavancar seus canais e conteúdo!

 

Conheça algumas das mais famosas maneiras de parceria no universo on-line:

 

Collab

São parcerias rápidas, onde um outro publisher participa do seu conteúdo e vice-versa para ajudar na troca e aumento de público. Essa é uma técnica famosa entre youtubers (quando um youtuber aparece no vídeo do outro) e é uma forma de se fazer conhecido entre pessoas que nunca acompanharam seu trabalho, mas que podem ser do mesmo nicho e já estão presentes em outros canais.

 

Isso também pode acontecer entre canais de conteúdo sem citar exatamente o nome de pessoas, apenas falando o nome dos sites mesmo. 

https://www.youtube.com/watch?v=B-5oszCQylg

 

Colaboração

Para fortalecer seu conteúdo, o ideal é publicar com alta periodicidade. E, infelizmente, nem todos têm tanto tempo (e assunto) assim. Dessa forma chamar colaboradores para escreverem no seu site, com base em um tema e mesma paixão em comum, pode ser o seu diferencial tanto na diversidade de temas quanto no aumento de sua visibilidade.

 

O Sem Firulas, que são afiliados da Lomadee e de quem a gente já falou sobre nesse post aqui.

 

O Sem Firulas possui mais ou menos 30 colaboradores para publicar conteúdo em suas redes e isso ajuda a manter a frequência e mesmo relevância das publicações já que apostam em outros pontos de vista também. “São pessoas legais que encontramos nessa trajetória, espalhadas por quase todos os estados do Brasil e até de outros países que pensam o futebol como a gente. Eles nos ajudam a trazer um olhar regional essencial para que não nos foquemos apenas no futebol jogado em SP, no RJ e nos grandes centros da Europa”, diz Guilherme Dorf, um dos seus fundadores.

 

E essas parcerias contribuíram para tornar o Sem Firulas referência no mundo. Recentemente eles foram eleitos para representarem os conteúdos sobre cultura futebolística no Brasil no site https://copa90.com/collective/.

 

E essa colaboração não se limita ao universo on-line. Eles também colaboram com a revista Corner, publicação impressa, que tem como proposta contar as histórias do mundo do futebol que muitas vezes são deixadas de lado. http://leiacorner.com.br/revista-corner/

 

SEO

Considerando que os sites de busca ainda são a principal fonte de informação para os usuários da internet, o SEO  (sigla em inglês para a Search Engine Optimization) é uma das famosas estratégias de marketing on-line que te ajuda a ser ranqueado nas melhores posições orgânicas de buscadores como o Google.

 

Dentre os parâmetros considerados como essenciais está o SEO Off-page ou Link Building, em que a quantidade de links externos que apontam para o seu site ajudam na relevância que você quer ter.

 

Sabendo disso, o link exchange (que é a troca de links entre sites como parceria), também já virou algo comum e pode te ajudar nesse processo desde que seja feito de maneira saudável. Afinal o ideal é que a troca seja feita entre sites que tenham semelhança ou de fato complementem um ao outro de alguma forma.

 

http://www.seomarketing.com.br/troca-de-links.php

Faça uso das parcerias e dos bons relacionamentos para fortalecer o seu conteúdo on-line.