Lomadee
Escrito por Lomadee

O que é e como fazer Marketing Viral

Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de Internet. Para fazer uma campanha de marketing viral você precisa de boas ideias para atrair a atenção das pessoas que farão o trabalho de propagar a informação a outras, em um ciclo crescente como uma bola de neve.

O marketing viral usa as redes sociais para aumentar o reconhecimento de uma marca ou campanha, através do processo de replicação natural que acontece nestas redes. A informação é difundida através de e-mails, blogs, Orkut etc., de forma a que a informação se espalhe e “contamine” os usuários.

A essência do marketing viral é justamente a divulgação espontânea de pessoa para pessoa. Para um marketing viral eficiente, o canal de comunicação escolhido por você deve conter um conteúdo criativo. Na internet, o limite é a sua imaginação.

Vamos deixar aqui uma coletânea organizada por Fabio Seixas, sócio-fundador do Camiseteria.com, que mostra ideias selecionadas e traduzidas de outros autores da blogosfera. São pequenos insights que podem ajudam a deflagrar uma boa ideia para um bom viral.

De Seth Godin, “O que torna uma ideia viral?”
• Ninguém “envia” uma ideia ao menos que:

1. Que tenham a compreendido
2. Que tenham vontade de espalhá-la
3. Acreditem que espalhar a ideia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito
4. O esforço necessário para enviar a ideia seja menor que os benefícios

• Ninguém “pega” uma ideia ao menos que:

1. A primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda
2. Já tenham compreendido as características fundamentais necessárias para entender o novo ponto de vista
3. O remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário

De Ralph Wilson, “Os seis princípios do marketing viral”

1. Distribuir gratuitamente produtos e serviços com algum valor
2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros
3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande
4. Explorar motivações e comportamentos comuns
5. Utiliza redes de comunicação já existentes

De Kevin Nalty, “Os sete pecados capitais da propaganda por vídeo viral”

1. Criar uma vaca preto e branca (seja inovador)
2. Fingir que não está fazendo propaganda
3. Gastar uma fortuna na produção
4. Apenas comunicar ao invés de engajar
5. Fazer um concurso de vídeo só porque todos estão fazendo
6. Estabelecer metas irreais de conversão
7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando vídeos virais
8. Tirar proveito de recursos de terceiros