Lomadee
Escrito por Lomadee

Os 6 mandamentos do Twitter corporativo

O Twitter é uma ótima ferramenta de relacionamento com o público web, mas é preciso ficar atento para não cometer equívocos e prejudicar toda a reputação do seu blog ou site com apenas 140 caracteres. Além das “regras de etiqueta” das redes sociais corporativas, o Twitter tem suas peculiaridades. Abaixo, conheça os 6 mandamentos desse microblogging.

Amarás teus seguidores
As redes sociais são um canal de interação, portanto é preciso manter o contato com seus seguidores e estar disponível para eles. Não deixe perguntas sem resposta e agradeça elogios e sugestões, interaja com seu público. No caso de reclamações, não responda com um texto padrão e um número de contato, tente resolver tudo na própria plataforma. Apenas se não for possível, quando o responsável pelo gerenciamento do perfil não tiver todas as respostas, por exemplo, encaminhe a questão para o departamento responsável e peça um feedback.

Não furtarás seguidores com scripts
Existem sites que criam programas e scripts que fazem o seu perfil seguir milhares de pessoas automaticamente, com o intuito de que elas a sigam de volta. Quantidade nunca quer dizer qualidade. Os scripts escolhem pessoas aleatórias que muitas vezes não têm nada a ver com seu público-alvo.

Não cobiçarás os tweets alheios
Alguém postou uma notícia interessante ou escreveu um pensamento relevante, é claro que você pode compartilhar, mas faça isso por meio do retweet, basta clicar no botão ou copiar o nome do usuário acrescentando a sigla “RT”, assim você dá crédito para a fonte.

Honrarás a periodicidade
Um dos maiores atrativos do Twitter é a sua simplicidade e velocidade, um dos motivos pelos quais os usuários “viciam” e passam a enviar tweets por segundo. Mesmo que o conteúdo postado seja relevante, twittar exageradamente deixa a timeline (e a paciência) dos seus seguidores cheia. Outro erro comum é aparecer no Twitter só de vez em quando, isso faz com que os seguidores sintam que não vale a pena segui-lo. Portanto, tenha uma periodicidade, crie um calendário de postagens e garanta sempre um conteúdo novo naquele dia e horário.

#Não #usarás #hashtags #em #vão
As hastags (#) têm a função de destacar as palavras-chave de uma mensagem transformando-as em um link para outras menções das mesmas palavras na web. Elas se popularizaram no Twitter e são muito úteis para criar campanhas e fazer métricas, mas é preciso ter cuidado para não exagerar, três # por tweet é o máximo.

Não xingarás muito no Twitter
Essa é uma regra padrão das redes sociais, não utilize o perfil corporativo como se fosse seu perfil pessoal, mas vale sempre lembrar!