Lomadee
Escrito por Lomadee

Os maiores erros de métricas em web analytics

Fazer todos os dias as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade“.

A frase de Albert Einstein faz todo o sentido, ainda mais quando falamos em resultados de marketing digital. Como saber o que dá certo e o que não dá? A resposta está nas métricas, mais precisamente em web analytics. Criar campanhas e realizar ações sem mensurá-las é insistir no incerto. É preciso medir e analisar os resultados para ter certeza do que está trazendo retorno.

Muitas empresas já entendem a importância de web analytics, porém ainda cometem algumas falhas nesse processo. Apresentamos os erros mais comuns em métricas para que você possa conhecê-los e não cometê-los, evitando desperdício de tempo e investimento.

Ignorar os dados

O principal erro das empresas é simplesmente ignorar as métricas no momento de tomar as decisões e agir. Não adianta analisar os dados e não criar estratégias com base neles. As métricas servem justamente para encontrar oportunidades e apontar o que precisa ser melhorado. Portanto, não ignore as métricas, trabalhe com elas.

Narcisismo online

Quantidade de pageviews, curtidas no Facebook, número de seguidores no Twitter, entre outras, são métricas que fazem bem ao ego de qualquer empresa, porém essas “métricas de vaidade” não dizem muito sobre resultados efetivos. Quantas oportunidades de negócios foram criadas? Quantas vendas foram geradas? Quantas conversões foram feitas? Saber que os canais online da sua empresa têm certa popularidade é muito bom, mas não deve ser o foco da sua análise de métricas. Lembre-se: mais importante do que ter uma grande audiência é ter um grande número de vendas.

Obsessão por números

É claro que o objetivo de web analytics é permitir que sua empresa tome decisões em cima das métricas. Mas devemos ter em mente que só os números não bastam, é preciso traduzir outras informações menos “tangíveis” e entender seu público-alvo para avaliar suas próximas ações. É preciso aliar seu conhecimento e experiência de mercado aos números para criar estratégias completas.

Generalizar ações

É preciso analisar cada ação individualmente, não podemos juntar todas as ações e esperar entender como chegamos a determinado resultado. Cada campanha, seja por links patrocinados, banners ou e-mail marketing, por exemplo, deve ser medida de forma separada. Só assim é possível determinar precisamente a origem dos resultados, identificar o melhor custo-benefício e descobrir o que é mais efetivo para o seu negócio.

Fique atento para não cometer esses erros em métricas e aproveite os números de web analytics para ampliar os números da sua empresa.