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Escrito por Lomadee

Os primeiros passos na afiliação

Cresce cada vez mais o número de pessoas que investe no sonho de ganhar a vida falando sobre o que gosta num blog, site ou rede social, de fato, são muitas as possibilidades de empreendedorismo na internet. E um dos principais objetivos da Lomadee é justamente dar suporte a essas pessoas, tornando cada vez mais simples a forma pela qual elas podem ganhar dinheiro através de seus empreendimentos digitais, e assim, realizar o sonho de viver do que gostam! No entanto, isso não significa que algum conhecimento técnico e persistência no trabalho não sejam necessários. E é com o intuito de transmitir esse conhecimento que escrevo este artigo, para que publishers que estão começando a se aventurar neste ambiente não se sintam como John Travolta em Pulp Fiction, digamos, meio perdidos. Afinal, é natural se sentir assim ao entrar pela primeira vez na conta e se deparar com mais de 60 anunciantes diferentes e diversos termos estranhos como Link Direto, Banners, XML e Email Marketing.

Portanto enumero a seguir um passo-a-passo com dicas úteis:

1. A escolha da campanha/Anunciante

Neste ponto alerto para que você Publisher não se prenda somente ao valor de comissão pago pelo anunciante, não é porque a marca “A” paga 5% de comissão e a “B” 7% de comissão que a marca “B” irá necessariamente ser mais interessante do que a “A”. É importante entender que existem inúmeras variáveis que podem fazer uma campanha vender mais que a outra. Seguem alguns pontos a serem considerados:

  • A afinidade da marca com o seu público;
  • Janela de cookies (uma janela de 7 dias significa que se um usuário clicar na sua divulgação, ele tem até 7 dias para retornar ao site do anunciante e realizar a compra, se isso ocorrer dentro deste período, a comissão será contabilizada);
  • A Taxa de Validação, que é a porcentagem de compras efetivamente paga pelos usuários e em cima da qual a comissão será calculada. Essa é uma informação que você pode conseguir com o gerente de publishers responsável pela campanha. Alguns anunciantes costumam ter Taxas de Validação muito maiores que outros, o que supera facilmente pequenas diferenças na comissão oferecida;
  • E claro, se o anunciante disponibiliza os formatos que você pretende utilizar.

Dica: O único jeito de saber realmente qual é a campanha mais lucrativa para você é testando. As dicas acima são um bom caminho para começar, mas testar constantemente novos programas é essencial!

2. A escolha da Oferta/Produto

Logicamente é importante que o produto anunciado seja do interesse do seu público, mas existem outras questões que também merecem atenção, uma delas é o Ticket Médio. O Ticket Médio corresponde ao valor médio de um tipo de produto, por exemplo, o ticket médio de livros fica em torno de R$ 30,00 enquanto o de TVs gira em torno de R$ 1.500,00. Se você tem um blog que fala sobre literatura, você pode decidir exibir banners com ofertas de livros devido à afinidade que este produto possui com o tema do seu blog. Porém, produtos com Ticket Médio baixo, como é o caso de livros, necessitam de um volume de vendas muito grande para gerar um retorno considerável. Por isso, muitas vezes é interessante divulgar também algumas ofertas de TVs ou Notebooks mesmo que não possuam tanta afinidade com o tema do blog. Outra estratégia interessante seria procurar produtos de valor mais elevado dentro desse mesmo segmento, como um Kindle, por exemplo.

Outro ponto importante é o preço, como todos sabem, preço é um fator decisivo no processo de compra, sendo assim, é importante que a oferta escolhida tenha um preço competitivo no mercado, o ideal é que ela tenha o melhor preço do mercado ou benefícios exclusivos.

3. Escolha do Formato

O formato de divulgação a ser utilizado depende do tipo de trabalho que você realiza na internet, mas para ajudar a entender, seguem alguns comentários sobre os principais formatos que temos na Lomadee:

  • Link Direto: É um link de redirecionamento para uma oferta. A Lomadee permite que você escolha o produto que quer divulgar diretamente no site do anunciante e depois, de forma fácil, transforme a URL da página deste produto em um link direto. Para isso, basta copiar a URL escolhida e colar no Lomadeezador de Links que fica na página inicial da plataforma.
  • Banners: Formatos visuais para divulgação em sites e blogs. Para poderem gerar resultados satisfatórios, é necessário que os banners sejam exibidos em locais do site que favoreçam a visualização pelo usuário.
  • XML: Permitem receber grandes quantidades de ofertas de forma rápida e com atualização constante.
  • Email marketing: para aqueles que possuem lista de e-mails, converse com o gerente de publishers para saber quais campanhas disponibilizam peças e quais as regras a serem seguidas.
  • Vitrine Responsiva: É um formato bastante interessante da Lomadee, uma vitrine dinâmica que é adaptável às dimensões do seu site.

Os primeiros passos na afiliação – Otimização

Bem, depois de ter passado pelas etapas acima e já ter testado algumas campanhas diferentes, o que resta é otimizar, ou seja, analisar e comparar os resultados de cada ação para focar nas que são mais eficientes e assim aumentar o retorno!

Para o processo de otimização, não existe uma receita de bolo que sirva igualmente para todos os publishers, pois cada um possui um caso diferente e precisa otimizar segundo a sua estratégia particular e tipo de trabalho que realiza. Mas para exemplificar alguns conceitos, vou ilustrar um caso a seguir.

 Vamos imaginar que durante o mês passado o João testou 3 campanhas em seu blog de tecnologia.

1º Passo – Montar uma tabela com todas as informações possíveis sobre as campanhas

os primeiros passos na afiliação

Impressões: O número de vezes que o banner de determinada campanha foi exibido no blog. Esta é uma informação fundamental na situação acima, se não for possível conseguir esta informação você pode tentar fazer uma estimativa baseada no tempo que cada banner foi exibido.

  • Cliques: O número de vezes que o banner foi clicado.
  • Transações: O número de vendas contabilizadas.
  • Comissões Captadas: O volume de comissões correspondentes às vendas registradas antes do processo de validação.
  • Comissões Validadas: O volume de comissões após o processo de validação ocorrer na plataforma.

Obs: As quatro últimas informações estão presentes nos relatórios da Lomadee.

2º Passo – Análise das informações e definição da métrica de otimização

Ao analisar a tabela vemos que o resultado mais importante é o de Comissões Validadas, pois representa o retorno financeiro final com as ações. E no caso acima, este resultado deve ser medido em função das Impressões, pois o que o João pretende definir é o volume de Impressões a ser destinado para cada campanha no próximo mês.

Portanto, neste caso é comum utilizar a fórmula abaixo, que alguns no Brasil chamam de Ecpm.

Ecpm = Comissões Validadas / (Impressões /1000)

Tabela 2

Após observarmos a tabela com a coluna de Ecpm, fica mais fácil perceber que a campanha mais rentável de todas é a “C”. Pois gera um valor de R$ 0,25 para cada mil impressões que o João destina a ela. A segunda campanha mais rentável foi a “B” e por último a “A”.

Em um primeiro momento, é possível ficar confuso ao ver que a campanha “A” teve um maior volume de transações e comissão; mas analisando todas as métricas vemos que esse maior volume de comissão não foi correspondente ao maior volume de impressões que ela recebeu em comparação às outras.

Por isso, vemos que o trabalho com afiliação exige vencer algumas etapas que para quem está começando podem parecer confusas, mas com um pouco de dedicação podemos garantir que os passos acima irão se tornar cada vez mais fáceis e intuitivos. E que ao entrar na sua conta da Lomadee você irá começar a sentir-se cada vez mais parecido com Will Smith e menos com John Travolta.

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.

Rafael Gomes

Publicitário, formado pela PUC-RJ, atua na área de marketing digital desde 2007. Ao longo desse tempo trabalhou com criação de plano de mídia e execução de campanhas em links patrocinados, email marketing, redes sociais, redes de afiliação, adexchanges e portais. Devido ao grande contato com empresas do varejo sua experiência teve foco especial em geração de vendas e resultados. Hoje atua na parte de inteligência de mercado na Lomadee.