Lomadee.com
Escrito por Lomadee

Otimize seu tráfego e conversão

 

Sabemos que, quando se começa a trabalhar com marketing de afiliados, podem surgir muitas dúvidas e, junto com elas, alguns equívocos. Contudo, para ter uma boa estratégia de marketing, é necessário ter bem claro quais são as ferramentas desse mercado e como cada um pode ajudar na performance do seu site. Por isso, neste texto a Lomadee explica dois conceitos que podem gerar muita confusão: tráfego e conversão.

Tráfego é a quantidade de pessoas que acessam seu site, blog ou rede social, enquanto conversão é a quantidade de vendas que você faz a partir das suas divulgações nesses canais. Assim, se o tráfego não gera conversão, ele pode ser considerado desqualificado para as vendas. Isso acontece quando o seu público não possui interesse naquilo que está oferecendo ou simplesmente não pode comprar. 

Esse é um dilema comum para o Publisher, especialmente quando um anúncio possui muitos cliques, mas não converte em vendas. Portanto, é preciso ficar de olho na taxa de conversão, que é representada por uma porcentagem. Basicamente é o número de vendas dividido pelo número de visitas.

Taxa de Conversão = Número de Vendas / Total de Visitas

Exemplo: A cada 100 visitas no seu blog, ocorre uma venda. A taxa de conversão nesse caso é de 1%. 

Para ter uma noção, de acordo com dados fornecidos pelo E-bit, a taxa de conversão do e-commerce em 2015 foi de 1,8% para compras em desktop. A média das lojas virtuais brasileiras costuma ser em torno de 1,5%. Portanto o mais interessante é levar o maior número de tráfego qualificado possível, pois mesmo quando as pessoas clicam em um anúncio, as compras podem não acontecer. Os motivos podem ser muitos. 

Exemplo: Você divulga viagens para o exterior em seu blog sobre turismo. Provavelmente essas pessoas estão interessadas e podem até clicar nos anúncios por curiosidade, porém o poder aquisitivo é muito baixo e elas não podem arcar com esse custo. Nesse caso os cliques não significam muita coisa e é preciso segmentar melhor os leitores.

Por isso não são fatores com uma relação direta. Afinal, não são necessariamente todas as pessoas que acessam seu conteúdo que vão realizar compras em seus anúncios, pois cada cliente pode ter um perfil diferente. Mas calma, antes que você elabore uma estratégia para cada cliente, temos algumas dicas que podem te ajudar a especializar seu tráfego e aumentar sua taxa de conversão (:

Aprenda a calcular a sua taxa de conversão.
Veja como melhorar seu funil de vendas.

1)    Delimite seu nicho de atuação

No geral, muitos afiliados acreditam que para garantir um bom fluxo de vendas é necessário ter um canal amplo e falar de categorias populares do varejo, como moda, acessórios e eletrônicos. Porém,esse caminho pode ser perigoso. Embora um canal que fale de vários temas populares possa receber um bom tráfego, a chance de conversão pode ser menor – como são muitos clientes com diversas opções, o conteúdo não fica direcionado.

Por isso, aposte em um nicho que você conheça e fale com propriedade sobre o assunto. Assim, existem chances maiores de você se tornar uma referência e ser procurado por consumidores que têm uma compra específica em mente.

2)    Ofereça o melhor produto 

Parece simples, mas um dos grandes erros no momento de divulgação é selecionar as ofertas focando apenas nos maiores descontos ou naquelas que geram mais comissão. Contudo, se um cliente está em seu canal pesquisando sobre algo, suas chances de conversão são melhores quando se oferece o melhor produto que garanta o custo-benefício. Entenda seu público para saber quais são suas preferências de formatos, anunciantes e modelos de produtos. No lugar de pensar só em descontos, agregue valor a suas divulgações.

3)    Crie uma boa experiência de usuário

Lembre-se que a experiência do usuário é um fator decisivo para a compra ou não. Por isso, organize seu site de maneira que a compra seja algo natural, que o produto esteja presente nos conteúdos.

Além disso, analise o caminho que seus usuários fazem em seu site para saber qual o momento ideal de inserir uma divulgação. Se o seu público não costuma ler todo o seu texto, por exemplo, não deixe seu banner no rodapé da página – chame a atenção no momento certo.

Além de tudo isso, tão importante quanto saber que sua estratégia de marketing não depende exclusivamente do valor da comissão, do ticket médio ou do nicho que você está, é ter em mente que não existe uma receita perfeita. Explore a plataforma, leia outros artigos desse blog sobre marketing de afiliados e teste diferentes formatos em vários canais de divulgação, se apropriando cada vez mais da internet e se empoderando com a Lomadee (: